segunda-feira, 5 de agosto de 2013

SDH e CUT debatem o mundo do trabalho e as pessoas com deficiência

Terminou no último sábado (27), em São Paulo, o III Encontro Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). O evento discutiu a conjuntura e meios de superar barreiras enfrentadas no mundo do trabalho pelas pessoas com deficiência como o preconceito, o desrespeito às leis e a dificuldade na implantação de políticas públicas.

O Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Antônio José Ferreira, participou da mesa com o tema: Mundo do Trabalho e Pessoas com Deficiência. Ele fez um histórico do início da participação de deficientes no trabalho a partir de iniciativas independentes e da produção artesanal.

"O maior problema das pessoas com deficiência é o olhar da sociedade. Até pouco tempo, os espaços e oportunidades eram concedidos sob o estigma da caridade. Por outro lado, temos pessoas com deficiência extremamente capazes de desempenhar os mais diversos tipos de tarefa", disse o secretário.

Sobre as dificuldades na implementação das leis, Antônio José considerou que mesmo sob a resistência de alguns setores da sociedade, é necessário o aprimoramento das políticas de acesso, mobilidade e urbanismo. “Precisamos espantar o fantasma de que as pessoas com deficiência não são qualificadas. Não queremos aposentadoria ou emprego faz de conta, mas sim um trabalho que permita o protagonismo, a autonomia e a inclusão da pessoa com deficiência. Precisamos construir uma cultura de inclusão, que a sociedade nos veja como iguais”. Complementou o secretário, que é deficiente visual.


Fonte: Secretaria dos Direitos Humanos

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes