segunda-feira, 16 de abril de 2012

Comissão define calendário de festejos do cinquentenário da UnB

A semana do cinquentenário da UnB terá reunião solene do Conselho Universitário (Consuni), solenidades no Congresso Nacional e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Além disso, estão previstas a abertura do Festival Latinoamericano e Africano de Arte e Cultura (Flaac), exposições a atividades diversas, como lançamento de livros e revistas. Tudo isso foi definido pela Comissão UnB 50 Anos, durante reunião nesta quarta-feira 4. 

Com o tema “UnB está em festa”, o 21 de abril, num sábado, começa às 9h30 com a sessão solene do Consuni no auditório Dois Candangos (Faculdade de Educação). A reunião extraordinária pretende contar com a presença de ex-reitores e a ambientação de musicistas do Departamento de Música. O evento também abrirá espaço para o lançamento da 10ª edição da revista Darcy, do selo comemorativo dos 50 anos e da edição especial do livro Universidade de Brasília, organizado pelo antropólogo, educador e um dos fundadores da UnB: Darcy Ribeiro.

“Teremos uma sessão com uma alta carga simbólica ao homenagear a Universidade por meio de representantes e obras que fizeram parte desses 50 anos”, Isaac Roitman, professor titular do Instituto de Ciências Biológicas, membro da Comissão e presidente do Conselho Editorial da revista Darcy. Ainda no sábado, a festa do cinqüentenário continua com a abertura do Flaac 2012, a partir das 20h, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Entre as atrações confirmadas para noite estão as apresentações da orquestra e coral sob a regência do maestro e professor da UnB David Junker.

“O 21 de abril é o grande dia. Apesar de cair no sábado, um dia tradicionalmente com poucas atividades na universidade, a Comissão conseguiu elaborar uma programação a altura da importância do jubileu”, observou o reitor José Geraldo de Sousa Junior. Com o domingo de folga, as celebrações recomeçam logo na manhã da segunda-feira 23, com uma sessão solene no plenário do Senado Federal. A cerimônia, marcada a pedido de senadores e deputados federais, começa às 11h.

Ainda no dia 23, às 18h30, a Biblioteca do Senado abrigará o lançamento das revistas Darcy, Humanidades e a apresentação do livro organizado por Darcy Ribeiro sobre a UnB. “A Câmara Federal criou um grupo para celebrar o jubileu com atividades divididas ao longo de todo o ano”, explicou o David Miranda, designado pela Coordenação de Relações Públicas da Câmara para gerenciar a equipe responsável pelas atividades dos 50 anos da UnB no parlamento. As homenagens à Universidade no Congresso ainda incluem exposições, lançamentos de livros, seminários e a cobertura jornalística dos eventos.

Os festejos da primeira semana do cinqüentenário se encerram na terça-feira, 24 de abril, com mais uma sessão solene em homenagem à UnB, dessa vez na Câmara Legislativa do DF, em frente ao Palácio do Buriti. “A homenagem começará às 10h com a presença de deputados, professores eméritos e de servidores e estudantes que tiveram sua trajetória reconhecida na universidade”, antecipou Fábio Sousa, assessor do deputado Joe Valle, autor do requerimento que criou a homenagem. 
MAIS FESTA – A programação aprovada pela Comissão UnB 50 Anos em sua 12ª reunião vai muito além da semana do dia 21. Na próxima segunda-feira, 9 de abril, ocorre a abertura da exposição UnB 50 Anos, História e Memória na Biblioteca Central (BCE). “Reunimos fotos do período de criação e de fatos históricos que ilustram a trajetória da universidade”, detalhou a professora, coordenadora do ProMemória e membro da Comissão do cinquentenário, Adalgisa Maria Vieira do Rosário.
Já no dia 2 de maio, a celebração ganha novo fôlego com o início do projeto “Em 2012, a UnB é das crianças e dos jovens”. A iniciativa, resultado de parceria com a Secretaria da Criança, Secretaria de Educação e Secretaria de Transportes, pretende atrair o público infanto-juvenil de escolas do DF em visitas aos campi da universidade. Coordenador da Comissão, o professor Fernando Oliveira Paulino lembra que a programação terá atividades durante todo o ano. “Contamos com a participação da comunidade para fazer desse ano mais um ponto marcante na história da UnB”.
SERVIÇO
Programação de abril e maio
9 de abril17h – Coquetel de abertura da Exposição UnB 50 Anos, História e Memória, na Biblioteca Central (BCE).
A Exposição, que reúne fotos do período de criação e de fatos históricos
ocorridos na Universidade, é resultado de uma parceria entre o Projeto
ProMemória, a Secretaria de Comunicação, o DEX, a BCE e a Comissão UnB 50 anos.


14 a 23 de abril
1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, na Esplanada dos Ministérios, que contará com estande da Editora Universidade de Brasília e lançamento de livros.

17 de abril10h – Assinatura de Convênio entre Secretaria de Cultura e UnB

21 de abrilUnB está em festaReunião do Consuni Solene de celebração dos 50 anos da UnB
9h30 – Auditório Dois Candangos
9h35 – Apresentação de vinheta UnB 50 anos e vídeo da UnBTV
9h45 – Abertura com grupo de estudantes do departamento de Música.
10h – Hino Nacional
10h10 – Instala-se a mesa formada por Reitor e Ex-reitores da UnB. Inicia-se sequência de saudações.

11h – Lançamento da Revista Darcy.
11h05 – Lançamento do Selo Comemorativo dos 50 anos.
11h10 – Apresentação da Convocatória de propostas para as unidades interessadas em ser incluídas no calendário oficial de comemorações.
11h15 – Em comemoração aos 50 anos da Editora Universidade de
Brasília, lançamento e distribuição aos presentes de edição especial do
livro “Universidade de Brasília”, organizado por Darcy Ribeiro.
11h20 – Apresentação da obra Suíte Brasília composta e executada pelo professo Renato Vasconcellos, do Instituto de Artes e outras duas peças.
11h45 – Lanche e confraternização.
20h – Abertura do Festival Latino-americano e Africano de Arte e Cultura (FLAAC) 2012, no Teatro Nacional
Missa breve, com coral e orquestra coordenada pelo professor David Junker (Coral Comunitário da UnB) e atrações

23 de abrilSessão Solene do Congresso Nacional de celebração dos 50 anos
11h - Apresentação de vinheta UnB 50 anos e vídeo da UnBTV)
11h20 – Coral da UnB (coordenado pelo professor Wilton S. dos Santos) executa Hino Nacional e mais duas músicas.
11h35 – Discursos
14h – Fim da sessão
18h30 – Lançamento da Revista Darcy e da Revista Humanidades e apresentação do livro organizado por Darcy Ribeiro sobre a UnB, na Biblioteca do Senado.

24 de abrilSessão solene da Câmara Legislativa de celebração dos 50 anos da UnB, no Auditório da Câmara Legislativa

10h10 – Apresentação de vinheta UnB 50 anos e vídeo da UnB TV
10h25 – Apresentação musical
10h45 – Discursos e entrega de menções honrosas da Câmara Legislativa a Professores Eméritos.

2 de maio Cerimônia de lançamento do projeto "Em 2012, a UnB é das crianças e dos jovens", que vai até o dia 18 de maio.
10h – Entrega do titulo de professor emérito para Vladimir Carvalho, no Auditório Reitoria.


Fonte: Portal da UnB

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes