segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Governo amplia políticas para mulheres

Ampliar as políticas públicas para as mulheres brasileiras. Esse é o principal objetivo da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece em Brasília entre os dias 12 e 15 de dezembro.

Desde 1º de julho de 2011, cerca de 200 mil mulheres de todo o País se mobilizam para as conferências preparatórias nos municípios, nas subregiões, capitais e nos estados. Durante estas conferências as mulheres avaliaram as políticas atuais e debateram proposições para ampliar essas políticas e encaminharam proposições para a política nacional que serão deliberadas pela Conferência Nacional.

As principais proposições das mulheres brasileiras levantadas nas conferências municipais, em mais de dois mil municípios de todas as regiões do país, são sobre a ampliação da rede de apoio às mulheres como mais creches e mais vagas no postos de trabalho, ampliação da licença maternidade, formalização do trabalho doméstico e fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, dentre outras.
Autonomia – Além de fortalecer e ampliar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, o governo federal quer estabelecer condições para a construção da autonomia econômica e social das mulheres.

As cerca de três mil mulheres que estarão reunidas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães durante a conferência vão avaliar as ações do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, elaborado em 2007 e definir as prioridades do Plano para o próximo período.

Mobilização – O Plano é resultado da mobilização das mulheres brasileiras realizada na I e II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e está organizado em 11 eixos temáticos. Para cada eixo temático foram encaminhadas, pelas conferências preparatórias, proposições de objetivos e metas para o Plano, que resultou em 388 propostas de ações. A deliberação da Conferência sobre as ações, metas e objetivos do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, apontará para o governo federal as diretrizes e prioridades das Políticas para as Mulheres Brasileiras.

A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres é coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). A presidenta da República Dilma Rousseff e a ex-presidenta do Chile e diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, confirmaram participação no evento. A presidenta Dilma participa da cerimônia de abertura do evento, ao lado da ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Já Michelle Bachelet faz palestra no dia 14 de dezembro.


Fonte: Portal Fator Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes