quarta-feira, 17 de maio de 2017

Primeira gravidez: cuidados que as mães devem tomar na gestação


Para celebrar o Dia das Mães, o Jornal Diário dos Campos traz uma reportagem especial para orientar as mães de primeira viagem sobre os cuidados que devem ser tomados durante o período da gestação e o acompanhamento após o nascimento do bebê. Confira nos títulos abaixo informações importantes e qual profissional procurar durante o pré-natal.


Cuidados da mamãe – o Pré-natal

Pré-natal é o acompanhamento médico da mulher, a partir do momento que ela descobre a gravidez. É um acompanhamento que tem por objetivo preservar o bem-estar materno fetal durante toda a gravidez, investigando doenças que podem aparecer nesse período e persistir ou não após o parto.

A gestante deve visitar o médico ginecologista, inicialmente, todos os meses. No final da gravidez, o intervalo de tempo pode reduzir, dependendo de cada caso. Normalmente, são recomendadas de sete a 10 consultas durante toda a gravidez.


Acompanhamento

As gestações consideradas de risco devem receber um acompanhamento maior. O Centro Municipal da Mulher em Ponta Grossa é voltado ao atendimento de mulheres hipertensas ou que possuem alguma doença que pode ser prejudicial à mãe e ao bebê. De acordo com ginecologista e obstetra da instituição, Irving Justus, os atendimentos ocorrem a cada duas semanas. "Nos atendimentos ouvimos os batimentos cardíacos do bebê, avaliamos se ele está bem posicionado e medimos a sua altura uterina. Tudo isso é para ter certeza de que está tudo certo com a gestação", explica.


Exames necessários durante a gravidez

Os exames que são solicitados às mães dependem do período gestacional. Exames de sangue, urina e ultrassonografias podem ser pedidos. A gestante pode e deve fazer o exame papanicolau se não estiver com o exame em dia. Nessa fase também investiga-se sorologias de HIV, sífilis, hepatites, entre outras.


Obstetra ou ginecologista?

O médico obstetra cuida da saúde e bem-estar da mulher e do bebê durante o período gestacional e logo após, no chamado puerpério. O ginecologista atenta para a saúde e as doenças do sistema reprodutor feminino em todas as fases da vida da paciente. Todo especialista em ginecologia tem formação em obstetrícia. Além disso, os profissionais de ginecologia podem auxiliar o cuidado da saúde da mulher em todas as fases.


Meu primeiro bebê!

Bruna dos Santos, 26 anos, está grávida de seis meses do primeiro filho. A notícia da gravidez animou toda a família. Como mãe de primeira viagem, ela destaca a importância de se atentar a todos os cuidados. "Foi uma emoção quando escutamos o coração dele pela primeira vez. É impressionante pensar que ele é tão pequeno e já tem um coração que bate dentro dele", diz emocionada.

A mãe também ressalta que realiza todos os exames necessários ao longo da gestação. "Um dos mais importantes é o ultrassom morfológico que vai mostrar se o bebê está com alguma anormalia, como microcefalia, por exemplo", diz. "Tomar todos os cuidados é fundamental para que possamos cuidar da saúde do nosso filho enquanto ele ainda está na barriga", completa.


Fonte: Jornal Diário dos Campos

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes