quarta-feira, 8 de março de 2017

A origem dos idiomas, explicado em uma maravilhosa infografia


De onde vêm as línguas que falamos hoje? A ilustradora e quadrinista Minna Sundberg nos oferece algumas respostas nesta bela árvore de família, agrupando as principais línguas de origem dos Urálicos Indo-Europeia. Pode desfrutar da continuação do infográfico completo.

A própria Sundberg explica que seria impossível incluir no gráfico as centenas de pequenas línguas faladas em muitas partes da Europa, mas a ilustração dá uma ideia muito precisa dos principais idiomas falados por populações de mais de um milhão de habitantes. Os dados são retirados do site Ethnologue, que registra uma infinidade de dados sobre a origem e as características de línguas no mundo.

Nós já encontramos uma ausência importante: Euskera. O motivo, segundo o Ethnologue é que a língua nativa do País Basco é uma língua isolada que não pertence ao tronco indo-europeu, nem urálico. Você já encontrou outro? Neste link, Minna Sundberg fornece uma versão impressa do infográfico a um preço de US$ 15,00. [Mentalfloss via Cool Infographics]



Fonte: Portal Gizmodo

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes