segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Estudante da USC desenvolve primeiro aplicativo para fonoaudiólogos no Brasil


O estudante de Ciência da Computação da Universidade do Sagrado Coração (USC), Igor Fastroni Corrêa , desenvolveu um aplicativo para fonoaudiólogos e pacientes. A inovação, que é a única no Brasil para a área, tem a parceria do Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-Faciais (Centrinho), de Bauru, e faz parte da tese de Doutorado de Gabriela Zuin Ferreira e Thais Alves Guerra, do Programa em Fonoaudiologia da Usp de Bauru, orientadas pelas professoras Dra.Maria Inês Pegoraro-Krook e Dra.Jeniffer Cassia Rillo Dutka.

O aplicativo leva o nome de Fala Nova-Treino Fácil e permite aos fonoaudiólogos monitorarem seus pacientes nas atividades e treinos diários. “No aplicativo é possível que o paciente grave as palavras aprendidas e a forma correta da fala para poder treinar em casa”, comenta Igor. Ainda é possível programar as atividades que o paciente deverá realizar em casa, com alarmes que o sinalizarão o horário correto de praticar o exercício e evitar que ele esqueça. O aplicativo já está em uso no Centrinho e conta com mais de 150 downloads.

Para o estudante, que também utilizou o estudo do aplicativo em seu Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pelos professores Dr. Élvio Gilberto da Silva e M.e Patrick Pedreira, ver o aplicativo funcionando e sendo utilizado é uma satisfação. “É muito importante ver os pacientes comentando o quanto o aplicativo ajudou. Já fui até lá como aluno especial em uma disciplina e puder ver o quanto eles precisam da área de tecnologia lá. Isso só mostra o quanto eu posso contribuir”, ressalta.

Igor ainda pontua a importância da formação que teve aqui na USC. “A Universidade me deu todo o suporte para que eu pudesse construir este aplicativo”, diz.

O Fala Nova – Treino Fácil também já participou de congresso. No mês de outubro, ele foi apresentado na forma de pôster no XXIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado por qualquer pessoa no Google Play.


Fonte: Portal da Universidade do Sagrado Coração - USC

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes