terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Cabeleireiros de Chicago são treinados para ouvir e ajudar vítimas de violência doméstica

A partir do dia primeiro de janeiro, cabeleireiros de Chicago, nos EUA, terão um novo desafio: atuar no combate à violência doméstica. A ONG Chicago Says No More, que atua na conscientização sobre a violência contra a mulher, se juntou ao senador de Illinois Bill Cunningham e à representante de Estado Fran Hurley para colocar em prática uma ideia descrita por eles como revolucionária: treinar profissionais dos salões de beleza a ajudar clientes que tenham sofrido algum tipo de abuso a falarem.

A esposa de Cunningham, que já havia trabalho como cabeleireira, contou ao marido que suas clientes lhe revelavam com frequência detalhes alarmantes de incidentes terríveis dos quais já foram vítimas. “Ela oferecia um ouvido amigo. Mas como era muito nova na época, não sabia como poderia ajudá-las”, disse o senador ao The New York Times.

Como o apoio dele e dos Cosmetólogos de Chicago, associação profissional da indústria, uma alteração na lei que rege a indústria de cosmetologia de Illinois exige que, a partir do ano que vem, profissionais de salão recebam uma hora de treinamento a cada dois anos sobre como reconhecer sinais de abuso e fornecer às clientes recursos que possam ajudá-las.

A ideia não é fazer com que os profissionais atuem sobre suas suspeitas, mas ajudá-los a reconhecer os sinais de alerta e a fornecer recursos para que as vítimas possam buscar uma ajuda segura – medida protetiva e acesso legal a profissionais da área.

“Dizem que cabeleireiros sabem todos os segredos”, disse Angela Smith, cabeleireira. “Às vezes, é a primeira vez que ela senta na sua cadeira. E quando sai, você pensa: ‘Wow’. Se eu puder ajudar as mulheres que sentam na minha cadeira um pouco mais do que agora, acho uma grande ideia.”

Para muitas mulheres, os salões são um lugar seguro, onde elas podem se sentar diante de uma outra mulher, baixar a guarda e confiar detalhes sobre sua vida.


Fonte: Revista Marie Claire

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes