domingo, 9 de outubro de 2016

Aplicativo do Centro RIO+ cria rede de voluntariado para promover sustentabilidade a nível local


Anunciado em setembro pelo Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável — Centro RIO + —, o aplicativo We App Heroes — ainda em fase de testes — oferece espaços de interação online para conectar pessoas que estão próximas umas das outras e querem encontrar soluções conscientes para problemas dos centros urbanos.

O objetivo é alinhar ações locais de voluntariado à Agenda 2030 das Nações Unidas. Brasileiros poderão participar das primeiras avaliações dosoftware, que será lançado oficialmente em outubro.

Na plataforma é possível buscar apoio de outros usuários para projetos como hortas comunitárias, mutirões de limpeza, aulas para crianças e adolescentes, compartilhamento de veículos individuais em sistemas de carona solidária.

O portal permite aos indivíduos tirar dúvidas uns com os outros e também solicitar ajuda concreta para a implementação das iniciativas.

De acordo com o Centro RIO+, o software é a base para uma nova economia colaborativa orientada para redução dos custos ambientais, sociais e econômicos das atividades comuns.

A proposta é criar também uma rede de confiança capaz de fortalecer os vínculos comunitários nas cidades.

Por meio de um sistema de recomendações, o histórico de atividades — online e offline — dos usuários é registrado e avaliado por outras pessoas que utilizam o programa. Com isso, o Centro RIO+ espera estimular o envolvimento positivo dos indivíduos nas iniciativas.


ONU em busca dos primeiros 500 heróis

Ao longo do mês de outubro, o Centro RIO+ — vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) — e a desenvolvedora do aplicativo Sunscious vão examinar a utilização do aplicativo por 500 usuários que poderão se voluntariar para participar da pesquisa de avaliação.

O estudo será conduzido pela Universidade de Pádua, na Itália, e pelo professor da Universidade Estácio de Sá, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Murdoch. Voluntários brasileiros e italianos poderão se inscrever pelo site e enviando um e-mail para rio.mais@undp.org.


Fonte: Portal da ONU

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes