domingo, 4 de setembro de 2016

Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados


30 de agosto é Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, data criada pelas Nações Unidas para marcar a luta das famílias que enfrentam o sofrimento do desaparecimento de entes queridos, muitas vezes em situações de violações de direitos humanos perpetrados por agentes do Estado.

O assunto é parte da atuação da SEDH, pauta capitaneada pela Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que tem entre suas atribuições legais "proceder ao reconhecimento de pessoas que, por terem participado ou terem sido acusadas de participação em atividades políticas, faleceram, por causas não naturais, em dependências policiais ou assemelhadas", além de auxiliar na localização de corpos e reconhecimento de outras pessoas desaparecidas.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha também atua nesta pauta. Para destacar a data, o responsável pelo Programa de Pessoas Desaparecidas da Delegação Regional do CICV em Brasília, Cleber Kemper, falou sobre o trabalho de promover mudanças positivas nas vidas dos familiares de pessoas desaparecidas.



Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes