quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Profa. Maria Lúcia Leal concorre à eleição de Direção do CEAM/UnB



O Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares/CEAM congrega dois Programas de Pós-Graduação (Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação Internacional – Mestrado e Doutorado; Direitos Humanos e Cidadania – Mestrado), trinta e quatro Núcleos Temáticos e um projeto especial, o Observatório da Juventude.

A multidisciplinaridade deste Centro permite que uma plêiade de disciplinas e interesses acadêmicos possam potencializar pesquisas, atividades acadêmicas diversas (cursos, seminários, workshops, projetos de extensão, etc), contribuindo para dinamizar a capacidade científica da Universidade de Brasília.

A concepção de uma universidade plural, pautada no “encontro de saberes” (científico e popular) que entende o conhecimento na perspectiva da inter, multi e transdisciplinar, somados ao compromisso com a realidade social e cultural do País e do mundo, está no horizonte que entendemos deva seguir o funcionamento do CEAM.

Os inúmeros Núcleos Temáticos apresentam uma riqueza de temas abordados tais como criança e adolescente, terceira idade, gênero, populações urbanas e rurais, cultura, memória, direitos humanos, violência, bioética, comunicação, políticas sociais e relações internacionais, entre outros.

O desafio que se apresenta é o de trazer para esta articulação de saberes muitos outros matizes que se espalham pela Universidade de Brasília em seus 97 cursos de graduação distribuídos nos quatro campi e 148 cursos de pós-graduação (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissional), em todas as áreas do conhecimento.


Sobre a Profa. Maria Lúcia Leal

Pós-Doutora pelo Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal (2008). Pós-Doutora pelo IUDC- Universidade Complutense de Madri-Espanha (2010). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (2001). Mestra em Comunicação pela Universidade de Brasília (1992), Especialista em Saúde Pública-UFF-RJ (1988). Especialista em Política Social-SER-UnB,(1985). Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (1983).

Atualmente é Professora Adjunta IV do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. Fundadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes – Cecria (1993 a 1996) e do Grupo de Pesquisa sobre Violência, Tráfico e Exploração Sexual de Crianças, Adolescentes e Mulheres - VIOLES/SER/UnB (2002). Coordenadora do Núcleo de Estudos da Infância e Juventude-NEIJ/CEAM/UnB. Participa da Coordenação Colegiada da Rede Ibero-Americana (RIMA) de Prevenção e Cidadania de Pessoas (especialmente de mulheres e jovens) em Situação de Violação de Direitos, no contexto do Tráfico e da Exploração Sexual-RIMA, criada em 13 de junho de 2008, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra-Portugal.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes