domingo, 28 de agosto de 2016

Mulheres que Fizeram a História: Lucille Ball, atriz do "I Love Lucy" foi a primeira mulher a ter poder entre produtores de Hollywood


Lucille Désirée Ball, mais conhecida como Lucille Ball, foi uma famosa atriz e empresária norte americana, lembrada pelo público devido à suas inúmeras participações em filmes e principalmente no seriado cômico "I Love Lucy" [1951 à 1957], o qual foi exibido durante muitos anos no Brasil.

Lucille Ball nasceu em Jamestown, Nova York em 06/08/1911.

Com a intenção de se tornar uma atriz, ela deixou a escola aos 15 anos, e tentou, sem sucesso, entrar na escola de teatro em Nova York. Destemida, Lucille conseguiu um emprego como garçonete enquanto procurava trabalhos como modêlo ou de corais de shows da Broadway. Moderadamente bem sucedida nessas atividades, ela foi escolhida para ser a modelo de cartaz para os cigarros Chesterfield em 1933, quando ela ficou conhecida nacionalmente pela primeira vez, e chamou a atenção de Hollywood.

Lucille começou com pequenas participações em pequenos papéis em filmes de baixo orçamento, mas o seu sucesso inicial levaria a peças maiores e melhores, chegando a aparecer em mais de 60 filmes no final dos anos 1940.

A paixão foi tão grande que Lucille Ball se casou com Arnaz mais tarde naquele mesmo ano.
Como tanto Lucille Ball, como Desi Arnaz eram do meio artiístico, seus horários de shows, filmagens e gravações coincidiam com frequência, e os recém-casados muitas vezes se encontravam em lados opostos do país no final da semana.

Este era um problema por causa do tempo necessário para viagens de longa distância nos dias que antecederam os aviões a jato.

O jovem casal decidiu que a melhor coisa a fazer para que seu casamento desse certo, era se eles pudessem trabalhar juntos.

Então ofereceram à Lucille Ball uma própria série de TV em 1950, mas ela recusou, a menos que seu marido Desi Arnaz pudesse ser a co-estrela da produção.

A produtora concordou, e a televisão acabou sendo uma dádiva de Deus para o casal.

Eles formaram sua própria companhia de produção chamada "Desilu" (Desi + Lucille).

Arnaz descobriu que ele tinha uma habilidade executiva natural, e foi logo reunindo todos os recursos para o novo projeto, que se tornaria "I Love Lucy", que de 1951 até 1957 foi o show mais popular na televisão, e Lucille Ball ficou firmemente estabelecida como uma megastar.

Trabalhar na frente das câmera durante de sua segunda gravidez, fez de Lucille Ball a primeira mulher grávida a aparecer na televisão.

Quando o nascimento muito divulgado de seu filho, Desi Arnaz Jr., ocorreu no show em janeiro de 1953, a história recebeu mais cobertura da imprensa do que a posse do presidente Eisenhower na época.

"I Love Lucy" ganhou mais de 200 prêmios, cinco Emmys e o respeito e adoração do país.
Depois de 179 episódios de "I Love Lucy", Ball e Arnaz decidiram encerrá-lo para iniciar um novo projeto.

Na sequência começaram a gravar outro programa, chamado "The Lucy-Desi Comedy Hour", que não demandava o mesmo tempo e atenção de seus trabalhos anteriores, permitindo desta forma que Desi Arnaz fosse capaz de dedicar mais em casa trabalhando com a produtora "Desilu".

Até o final da década de 1950, a Desilu se tornou uma empresa poderosa e respeitada, produzindo esses vários programas de TV de sucesso como "Star Trek" e "Missão Impossível".

Após 20 anos de casamento, Ball e Arnaz se divorciaram em 1960.

Enquanto Arnaz caiu na bebida e raramente era visto em público novamente, Lucille Ball pegou um empréstimo de US$ 3 milhões e comprou a metade da Desilu de seu ex-marido, sendo então a única proprietária.

A Desilu era então a maior unidade de produção de televisão do mundo, fazendo com isso Lucille Ball a primeira mulher na história de Hollywood a deter uma posição tão poderosa.

Em 1962, incentivado por fãs, Ball reprisou seu papel como 'Lucy' em uma nova série de TV, que ela estrelou em "The Lucy Show" [1962 - 1968].

Essa nova série foi produzida com com sucesso por 6 anos, apresentando também sua ex-"I Love Lucy" co-estrela, Vivian Vance.

Quando "The Lucy Show" saiu do ar, Lucille Ball não perdeu tempo em reformatar o show e estrelar outra série baseada no mesmo personagem.

"Here's Lucy" [1968 - 1974] , foi escolhido instantaneamente pelas redes e foi exibido em horário nobre, até 1974.

Foi durante este mesmo período que Lucille Ball ganhou elogios por sua aparição na Broadway em "Wildcat".

Na esteira desse sucesso, Lucille fez uma parceria com Bob Hope em dois longas-metragens e co-estrelou com Henry Fonda no aclamado pela crítica, "Yours, Mine and Ours".

Apesar de ter feito o papel de uma ruiva desmiolada, Lucille foi nada do tipo na vida real.

A Desilu Productions continuou a crescer e prosperar sob a sua liderança, sendo que em seguida realizou a aquisição da RKO Studios, onde ambos Ball e Arnaz tinham anteriormente trabalhado como contratados.

Em 1967 Lucille Ball vendeu a Desilu Productions para a Gulf & Western por US $ 17 milhões.
Lucille Ball se casou em 1968, tendo Gary Morton como seu segundo marido.

Morton, um ex-comediante, trabalhou com Lucille para ajudar a criar a "Lucille Ball Productions".
No final dos anos 70 e início dos 80, Lucille fez aparições apenas esporádicas na TV, geralmente como a estrela convidada.

Em 1985 ela interpretou uma mulher sem-teto de Nova Iorque no filme de TV, "Travesseiro de Pedra".

Sua última tentativa de uma nova série de comédia "Life with Lucy", foi um fracasso.

Lucille Ball passou grande parte do resto de sua vida fora dos holofotes.

Sua última aparição pública foi no 1989 na Academy Awards.

Uma semana depois de passar por uma cirurgia cardíaca, em 26 de abril de 1989, Lucille Ball sofreu uma ruptura de aorta e morreu.

Ela tinha 77 anos de idade.

Lucille Ball deixou dois filhos.

Desi Arnaz morreu de câncer em 1986.

Hoje em dia, "I Love Lucy" é distribuído em mais de 80 países e continua sendo um dos programas de TV mais populares e queridos de todos os tempos.


Maridos:
Gary Morton (19 November 1961 - 26 April 1989)
Desi Arnaz (30 November 1940 - 4 May 1960) (divorciada) - 2 filhos (Desi Arnaz Jr. e Lucie Desiree Arnaz).


Causa da Morte:
Lucille Ball faleceu em 26/04/1989, aos 77 anos de idade no Hospital Cedars-Sinai em Los Angeles (EUA), devido à ruptura de uma aorta do seu coração durante uma cirurgia cardíaca."


Sepultamento:
Forest Lawn Memorial Park - (Hollywood Hills).
Los Angeles - California - USA.
Plot: Columbarium of Radiant Dawn, Court of Remembrance.
Local: Columbarium of Radiant Dawn - Court of Remembrance.


Fonte: Portal Além da Imaginação

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes