terça-feira, 2 de agosto de 2016

Maquete com mais de 900 mil peças de brinquedo será atração na Olimpíada do Rio


Uma maquete do Rio de Janeiro, feita com 947 mil peças de brinquedo e doada à cidade, vai ser apresentada ao público na sexta-feira (5), dia de abertura da Olimpíada, e inclui 25 pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, o Maracanã, o Museu do Amanhã e o próprio Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

O trabalho ficará exposto dentro do Boulevard Olímpico, a partir das 11h de sexta-feira, até domingo (21), em uma área revitalizada, na região portuária. Depois, será acomodado no Museu da Cidade, no Parque da Cidade, na Gávea, aberto à visitação.

Com 30 metros quadrados, a maquete é um presente à cidade do grupo dinamarquês Lego, fabricante desse tipo de brinquedo. Na maquete, além dos pontos turísticos, todos feitos de peças do brinquedo, há cenas do dia a dia no Rio, que, segundo os montadores especializados, dão vida à paisagem.

Os pequenos bonecos aparecem espalhados, curtindo a Praia de Copacabana – e até assistindo a um casamento no Hotel Copacabana Palace – desfilando no carnaval, no Sambódromo, andando de skate no Parque Madureira, de bicicleta, pelas novas ciclovias ou escalando o Pão de Açúcar, por exemplo. A construção da maquete durou quase um ano e foi dividida entre três países: República Checa, Dinamarca e Estados Unidos, de onde partes da construção, que chega a ter 1,5 metro de altura, foram enviadas ao Brasil.

No Rio para apresentar o resultado final, Chris Steininger, um dos construtores da maquete, disse que o desafio foi representar as diferentes paisagens e pontos turísticos da cidade, sem conhecê-los de perto. Para ele, que cuidou dos detalhes da paisagem, como as flores e palmeiras do Jardim Botânico, o resultado vale a visita ao Boulevard Olímpico.

“Realmente, nunca tinha feito uma paisagem deste tamanho, mas somente carros e bonecos. Acho que [a maquete] ficou muito legal, ganhou vida quando adicionamos as pequenas peças”, disse. Steininger faz projetos há nove anos e o do Rio construiu com ajuda da equipe local e de imagens da internet.

Para o secretário municipal de Cultura, Júnior Perim, que recebeu o presente, além de 50 kits de brinquedos que serão distribuídos a escolas públicas, a maquete é mais um estímulo para crianças soltarem a imaginação e a criatividade, qualidades do carioca, brincou.

“O brinquedo estimula a capacidade de pensar, a capacidade de traduzir em matéria aquela ideia e é uma boa estratégia também para trabalhar o espaço na cidade”, declarou Perim (1), no Rio Media Center, em evento para divulgação da maquete e da Dinamarca, na cidade.

Amanhã (2), será inaugurada a Casa da Dinamarca, na Praia de Ipanema, onde serão exibidas competições olímpicas e haverá espaços adaptados para crianças brincarem. No dia 15 de agosto, o local promoverá debates sobre sustentabilidade e mobilidade urbana.


Fonte: Portal Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes