segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Campanha #EuAbraço promove espírito olímpico e prevenção ao HIV na Rio 2016


Uma onda de abraços de proporções olímpicas vai tomar conta de alguns dos principais pontos da cidade do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Equipes de voluntários estarão reunidas em locais como Porto Maravilha, Praça XV (Centro), Copacabana (Zona Sul) e Parque Madureira (Zona Norte) para promover a campanha #EuAbraço.

A iniciativa tem como objetivo utilizar a força simbólica e física do abraço para encorajar as pessoas a adotar, durante o período das competições, atitudes de empatia, afeto, união, amizade, respeito, celebração, apoio e hospitalidade.

Gesto característico da cultura brasileira — e em especial da alma carioca —, o abraço será o ponto de partida para a realização de ações conjuntas de prevenção ao HIV e de distribuição de mais de 500 mil preservativos masculinos e 10 mil femininos, gel lubrificante e folhetos informativos.

Em momentos específicos ao longo das Olimpíadas e Paralimpíadas, haverá também testagem rápida e gratuita para o HIV como parte da campanha.

Ao promover o espírito olímpico e seus princípios de esperança, tolerância, respeito e paz, os mais de cem voluntários envolvidos no projeto irão sensibilizar o público sobre questões relacionadas aos direitos humanos e sobre a importância do respeito à diversidade.

A inclusão de todas as pessoas nos serviços de saúde, principalmente das pessoas que vivem com HIV ou Aids e das populações mais vulneráveis à epidemia, também será abordada pela equipe de voluntários.

Vários “ABRAÇAÇOS” estão agendados para o início dos Jogos Olímpicos. Confira a programação:

4 de agosto – 10:30 – Praça Mauá (Live Site Porto Maravilha)
5 de agosto – 10:30 – Praia de Copacabana (altura do Posto 2 – Aros Olímpicos)
6 de agosto – 15:00 – Casa Brasil (Porto Maravilha) – Lançamento oficial
7 de agosto – 15:00 – Madureira (Live Site Parque Madureira)
8 de agosto – 15:00 – Praça XV (Live Site Porto Maravilha)

A campanha #EuAbraço foi inspirada no Princípio nº 6 da Carta Olímpica: “o usufruto dos direitos e liberdades deverão ser assegurados sem nenhum tipo de discriminação, seja ela de raça, cor, sexo, orientação sexual, linguagem, religião, opinião política ou qualquer outra opinião, nacionalidade, propriedade, nascimento ou qualquer outro status”.

Além de ações presenciais, a iniciativa #EuAbraço acontecerá de forma virtual tanto nas redes sociais – com o uso da hashtag #EuAbraço – quanto na plataforma online desenvolvida para o projeto e chamada Abraçômetro – que será lançada dia 6 de agosto.

Pelo portal, as pessoas poderão participar compartilhando fotos de abraços e informando o tamanho do abraço registrado — o equivalente à soma das alturas das pessoas da foto —, ajudando a campanha a cumprir metas de abraços virtuais que serão propostas ao longo dos Jogos Rio 2016.

A Campanha #EuAbraço conta ainda com dois mascotes: o Hash e o Tag. Eles se unem para formar, com alegria, irreverência e leveza, o símbolo da campanha. Os mascotes representam, ao mesmo tempo, as ações presenciais nosLive Sites e também as ações virtuais envolvendo pessoas de todo o mundo.

Ao longo dos Jogos Rio 2016, a hashtag #EuAbraço tem a missão de abraçar diversas causas: #EuAbraço o respeito; #EuAbraço a diversidade; #EuAbraço o espírito olímpico; #EuAbraço a prevenção; #EuAbraço a testagem; #EuAbraço as pessoas vivendo com HIV, entre outras causas.

A campanha é uma iniciativa do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil) e a Delegação da União Europeia.

O projeto também tem o apoio da AIDS Healthcare Foundation (AHF Brasil) e o Grupo Pela Vidda-Rio de Janeiro para a mobilização social dos voluntários que estarão nas ruas da capital fluminense e para as ações de testagem.

A Prefeitura de Salvador e o GAPA-Bahia também apoiam a iniciativa na mobilização de profissionais de saúde e voluntários na capital baiana.

Contatos para imprensa:

UNAIDS no Brasil: Daniel de Castro | 61 9.9304-2654| decastrod@unaids.org
DDAHV: Salete Saionara | 61 9.8163-9867 | salete.barbosa@aids.gov.br
UNESCO no Brasil: Fabiana Pullen | 61 2106-3596 | f.sousa@unesco.org
UNFPA no Brasil: Ulisses L. Bigaton | 61 3038-9259 | bigaton@unfpa.org
União Europeia: Concha Fernandez | 61 2104-3117 | concha.fernandez-de-la-puente@eeas.europe.eu
AHF Brasil: Magda Fernanda | +55 61 98128-9794 | magnanda@gmail.com
Grupo Pela Vidda/RJ: Marcia Vilella | +55 21 2284 2475 | marcia@target.inf.br


Fonte: Portal da ONU

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes