domingo, 15 de maio de 2016

Número de adultos com ensino superior aumenta, mas continua a desejar


Erguer o canudo, vestir a beca e proferir o juramento de compromisso com a profissão são experiências que poucos brasileiros conseguiram viver. Por diversos motivos, o acesso ao ensino superior deixou de ser uma realidade para eles, e muitos sequer chegaram a concluir o ciclo básico do ensino. Em alguns momentos, no entanto, um horizonte de melhores oportunidades e a autoestima que podem emergir por meio da educação despertam a vontade de voltar à escola e são o impulso para histórias de superação inspiradoras.

Estudo divulgado no ano passado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que, entre 2009 e 2013, a parcela da população com idade entre 25 e 64 anos que concluiu o ensino superior no Brasil aumentou 3 pontos percentuais, chegando a 14%. O número, no entanto, ainda está bem abaixo da média da OCDE, de 34%, atrás de países como Colômbia (22%) e Costa Rica (18%).

Antes mesmo de chegar ao nível superior, muitos ficam no caminho. Mais da metade da população com idade superior a 25 anos tem menos de 11 anos de escolaridade, ou seja, não chegaram a completar o ensino médio. A taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais, apesar de ter diminuído gradativamente ao longo dos anos, ainda se mantém alta. Segundo estimativa do IBGE, ficou em 8,3% em 2014, o que corresponde a 13,2 milhões de pessoas.

Há ainda um grande número de pessoas que não estão na série adequada para a idade. A taxa de distorção idade-série é de 20% no ensino fundamental e de 28%, no médio. Os ápices ocorrem no 6º ano do ensino fundamental e na 1ª série do ensino médio, quando os índices ultrapassam os 30%. No DF, as taxas são de 17,5% e 26%, de acordo com dados do Censo da Educação Básica 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Mais informações no jornal citado na fonte.


Fonte: Correio Braziliense

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes