domingo, 15 de maio de 2016

Governo federal lança campanha no enfrentamento à intolerância religiosa


O governo federal lançou nesta semana a campanha #AcrediteNoRespeito no enfrentamento à intolerância religiosa. O Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos tem atuado nesta temática e, neste sentido, a Secretaria Especial de Direitos Humanos tem atuado por meio de sua Ouvidoria e de diferentes ações visando a promoção do respeito à diversidade religiosa.

Uma das frentes de atuação é o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR), criado em 2014, e que acaba de passar por processo de seleção de novos conselheiros que atuarão até 2018. O Comitê tem sido um importante espaço de reflexão e contribuição para a elaboração, mobilização e discussão de políticas públicas relacionadas à intolerância religiosa, atuando para qualificar as ações do governo federal.

A nova composição do Comitê, que também conta com a participação de representantes de 10 órgãos governamentais, possui lideranças da sociedade civil – religiosas, pesquisadores e pessoas sem religião – que atuarão no fortalecimento da participação social e no desenho e na delimitação dessa política, trazendo sugestões e o necessário monitoramento das ações da SDH nessa política.


Relatório sobre intolerância e violência religiosa


A Secretaria Especial de Direitos Humanos divulgará os resultados do Relatório sobre Intolerância e Violência Religiosa (2011-2015), fruto da coleta de dados realizada por 10 consultores junto aos jornais, portais de Internet, ouvidorias, processos judiciais e autos policiais. A publicação desse relatório representa uma importante contribuição para a compreensão do complexo fenômeno da intolerância religiosa, estabelecendo melhores bases para a sua superação.

Também serão disponibilizados no portal da SDH outros dois produtos: o relatório de atividades do CNRDR (2014-2016) e o relatório final das Oficinas Deliberativas Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. Essas oficinas reuniram dezenas de pessoas de várias cidades e tiveram como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia que vise o diálogo entre pessoas de diferentes religiões e pessoas sem religião em torno de temáticas dos Direitos Humanos. O material “Direitos Humanos e Diversidade Religiosa: Experiências de Diálogo” inclui tanto informações sobre a metodologia desenvolvida, como também as deliberações feitas nos encontros promovidos.

Confira o vídeo da campanha e saiba mais em: brasil.gov.br/intolerancia-religiosa


Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes