domingo, 13 de março de 2016

Na Espanha, juíza pergunta a vítima de abuso se ela 'fechou as pernas'


As perguntas de uma juíza para uma vítima de abuso sexual e psicológico causaram respostas e críticas nas redes sociais, além de declarações de um grupo feminista. Durante o depoimento, a magistrada perguntou: “fechou bem as pernas?” e “fechou toda a região dos orgãos femininos?”.

A situação começou em 16 de fevereiro na cidade de Vitoria, na Espanha. A vítima denunciou à polícia e pediu proteção de um homem que a maltratava com agressões sexuais e psicológicas.

No dia seguinte, a mulher foi chamada pelo Juizado de Violência contra a Mulher, onde a juíza María del Carmen Molina Mansilla a interrogou sobre o caso. A vítima estava grávida de 4 meses.

Durante as declarações, segundo a Associação Clara CampoAmor, a juíza mostrou uma “clara predisposição de incredulidade sobre o testemunho da denunciante, interpretando-a sem deixar terminar com a resposta, realizando perguntas sugestivas e condicionando suas declarações”, com disse Blanca Estrella, representante do grupo feminista.

Ainda segundo a associação, após as perguntas da juíza sobre se a vítima havia “fechado bem as pernas”, a vítima respondeu, “atônita”, que sim. A abordagem foi bastante criticada e classificada como “degradante e humilhante” pela organização feminista.

A Associação Clara CampoAmor pediu ao Conselho Geral do Poder Judicário que suspenda ou afaste a titular o cargo por sua “constante violação de direitos” de mulheres vítimas da violência de gênero.

O jornal “El Mundo” ainda disse que não é a primeira vez que a juíza é acusada de questionamentos ofensivos contra vítimas na região.


Fonte: Portal G1

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes