domingo, 20 de março de 2016

Mulheres que fizeram História: Sheikha Mozah, a majestade que rompe todos os estereótipos da mulher do Oriente Médio


Nosso mundo está repleto de mulheres verdadeiramente dignas de admiração. Nós, do Incrível.club, gostamos de destacar essas pessoas incríveis.

Uma destas mulheres é a Sheikha Mozah (sua Majestade a Sheikha Mozah bint Nasser al-Missned), uma das três mulheres do ex-emir do Qatar. Ela tem 56 anos e já é considerada uma lenda viva.

Mozah é tida como a ’eminência parda’ do Qatar, ou seja, alguém capaz de influenciar um governante mesmo sem ter um cargo de comando. Graças a sua influência, o atual emir do Qatar, Tamim bin Hammad Al-Thani, filho da sheikha, herdou o trono apesar de não ser o filho mais velho do antigo emir, contrariando os costumes. Hoje, ele governa o país e é o monarca mais jovem do mundo.

A modernização do Qatar e os avanços em relação ao mundo ocidental também são considerados obras da sheikha Mozah. Ela tem até um perfil no Instagram, onde publica diversas fotos regularmente. Os amantes da moda em todo o Planeta também a admiram, graças ao seu estilo único.



Apesar de ser uma das três esposas do ex-emir, ela foi considerada durante anos a primeira-dama do país e uma das mulheres mais poderosas do mundo árabe, algo que foi reconhecido até mesmo pela revista Forbes. Mozah é também embaixadora especial da Unesco e ajuda a desenvolver a educação em nível médio e superior.


Esta perspicaz e inteligente mulher alcançou uma posição única no Qatar e fora do país. Formada em Sociologia pela Universidade do Qatar e dona de títulos em várias universidades norte-americanas, a Sheikha Mozah entende muito de política interna e externa, e desempenha nelas um importante papel.

Diferentemente de parte das esposas de governantes árabes, a Sheikha Mozah viaja muito e sempre acompanhou seu marido em visitas oficiais. Como vice-presidente do Conselho Superior de Educação, ela atraiu investimentos de milhões de dólares para o Parque de Ciência e Tecnologia do Qatar, que tem tudo para se transformar no novo Vale do Silício.

A sheikha se dedica ao desenvolvimento da educação e da ciência, além de liderar a Fundação Árabe Democrática (ADF), criada por ela, cujo objetivo é o fortalecimento dos meios de comunicação livres e das bases da sociedade civil. Foi Mozah quem criou uma cidade universitária nos arredores da capital do país, onde estudantes podem assistir a aulas ministradas por alguns dos melhores professores estrangeiros. Graças a sua influência, o Qatar começou a receber diversos eventos mundiais. Por exemplo, a Copa do Mundo de 2022!


A Sheikha demonstra especial interesse por problemas enfrentados pelas crianças. Além disso, preside o Conselho Superior de Assuntos Familiares. Graças a ela, existe a Fundação Education City, cuja atividade é voltada para a difusão da educação infantil. Também por sua iniciativa foi lançado o canal de TV infantil Al Jazeera Children’s Channel, para crianças entre 7 e 12 anos.




A Sheikha é muito querida, tanto em seu país quanto fora. É um ícone de estilo que mostra ser possível ser elegante nas mais diversas ocasiões. Mãe de sete filhos, mantém a silhueta intacta, uma aparência sofisticada e um senso de moda invejável. Não é à toa que é considerada uma das mulheres mais influentes do mundo.

O estilo da Sheikha é exemplo de bom gosto, de como usar linhas e formas convencionais para criar looks únicos, sem perder a individualidade. Ela não quebra as tradições de seu país, mas as integra à modernidade com harmonia. Sem falar que foi graças a ela que os turbantes voltaram a ser tendência.

A Sheikha Mozah é um exemplo de mulher de negócios do moderno Oriente. Como mãe e esposa, como política e funcionária pública, ela se destaca em tudo o que faz, seja cumprindo suas responsabilidades como embaixadora especial da Unesco ou discursando no fórum da ’Aliança de Civilizações’ no Rio de Janeiro. Enfim, é uma mulher linda, forte e admirável.


Fonte: Portal Incrível.club

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes