segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Mapa interativo mostra onde encontrar feiras orgânicas em todo o Brasil


Comprar alimentos orgânicos direto dos produtores é uma ótima opção para garantir melhores preços e qualidade. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), comprar em uma feira orgânica pode ser até 463% mais barato do que comprar o mesmo tipo de alimento em um supermercado.

Para facilitar ao consumidor encontrar os locais que comercializam alimentos produzidos sem agrotóxico, a organização criou um Mapa de Feiras Orgânicas. A ferramenta, disponível gratuitamente on-line, conta com endereços em todas as regiões do Brasil.

O mapa inclui feiras orgânicas e agroecológicas, grupos de consumo responsável, agricultura suportada pela comunidade, produtores e agricultores orgânicos e associações e cooperativas de produtores orgânicos. Sendo o Brasil um país com dimensões continentais, o aplicativo não mapeia todos os pontos de comércios orgânicos. No entanto, é possível contribuir com a ferramenta, adicionando novos locais e ajudando a tornar essas informações mais práticas e acessíveis aos consumidores.

O consumo de alimentos produzidos com agrotóxicos ou geneticamente modificados é um fator altamente prejudicial à saúde. Segundo o próprio Idec, conforme dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o brasileiro consome, em média, cinco litros de agrotóxicos ao ano, embutidos na alimentação. Além de ocasionar problemas de saúde, como cânceres, má formação e intoxicação, o uso de produtos químicos em larga escala afeta diretamente o meio ambiente.

Clique aqui para acessar o Mapa de Feiras Orgânicas e aqui para contribuir, enviando informações que ajudem a incluir novas localidades ao mapa, tornando-o ainda mais completo e funcional.

Mais opções para quem mora em SP

O Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo (MUDA) também disponibiliza uma ferramenta semelhante. No entanto, o mapa interativo da organização ainda inclui locais que abrigam hortas urbanas e estabelecimentos que oferecem alimentação orgânica. Clique aqui para mais informações.


Fonte: Portal Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes