terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Jornais africanos de 1800 a 1922 disponíveis no site do sistema de bibliotecas da Unicamp


A Unicamp acaba de assinar a Base de Dados “World Newspaper Archive: Jornais Africanos Históricos 1800-1922” - uma coleção de periódicos com 66 jornais publicados em vários países ao sul do Saara. O conjunto cobre um período de grandes mudanças no continente africano, abrangendo fatos importantes como o comércio de escravos no Atlântico, a vida sob domínio colonial, as Guerras Zulu e a rejeição do Imperialismo Ocidental. Alguns títulos podem ser mais difíceis de serem consultados, por questões linguísticas, mas a Base contém diversos jornais em língua inglesa e também títulos completos em português, produzidos em Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique. Os instrumentos de navegação são amigáveis e é possível pesquisas em profundidade, uma vez que a digitalização dos jornais oferece busca por caracteres reconhecidos por processadores de texto.

Com vasto recorte geográfico, político e temporal, a Base oferece grande potencial para a pesquisa em História e Antropologia da África em diversos níveis, da Iniciação Científica ao Pós-Doutorado.

Para acessar entre na página do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (www.sbu.unicamp.br) e busque pelo título da base de dados. Somente os acessos realizados dentro do range de IPs da universidade (computadores instalados dentro dos campi da Unicamp) é que têm direito a baixar o conteúdo disponível nos periódicos eletrônicos, bases de dados, e-books e outros materiais que dependem de uma assinatura para serem acessados.


Fonte: Site da UNICAMP

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes