domingo, 10 de janeiro de 2016

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo transforma o olhar de mais de 22 mil espectadores em todo o Brasil


Durante pouco mais de um mês, entre os dias 16 de novembro e 20 de dezembro de 2015, a 10° Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo passou pelas 26 capitais do Brasil e pelo Distrito Federal, promovendo 585 sessões de filmes e transformando o olhar de 22.191 espectadores.

Foram realizadas 106 sessões em escolas, 59 sessões com audiodescrição e 50 sessões de debates que abordaram temáticas como os direitos das pessoas com deficiência, a situação da população LGBT e o enfrentamento da homofobia, memória e verdade, crianças, adolescentes e juventude, pessoas idosas, população negra, população em situação de rua, mulheres, Direitos Humanos e segurança pública, proteção aos defensores de Direitos Humanos, direito à participação política, combate à tortura, situação prisional, democracia e Direitos Humanos, saúde mental, cultura e educação em Direitos Humanos.

A décima edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo exibiu 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Temática e Panorama. A Mostra Homenagem fez uma retrospectiva representativa das nove edições anteriores e exibiu filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática teve como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reuniu 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, e selecionados por meio de chamada pública.

“A ferramenta do cinema é fundamental para colaborar com o processo de transformação da sociedade. Através do cinema as pessoas pensam e se colocam no lugar do outro. Por isso, para nós da Secretaria de Direitos Humanos essa mostra é tão importante”, afirmou o Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Paulo Maldos.

Celebração dos Direitos Humanos

A Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A 10ª edição, comemorativa, celebrou esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e este ano teve produção nacional do ICEM - Instituto Cultura Em Movimento.


Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes