domingo, 8 de novembro de 2015

ONU: Fim da corrupção é vital para desenvolvimento sustentável


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou na última segunda-feira (2) a importância do fim da corrupção para o alcance do desenvolvimento sustentável. Durante Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção – o maior fórum anticorrupção do mundo – em São Petersburgo, Rússia, o chefe da ONU afirmou que crime “destrói vidas”.

“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] contêm a promessa de um futuro coletivo melhor para as pessoas e o planeta, e eles se direcionam para os desafios em potencial que podem impedir nosso progresso”, afirmou Ban. “Essa ameaça está destacada no Objetivo 16, que pede por uma redução substancial da corrupção e do suborno em todas as suas formas.”

Yury Fedotov, diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), destacou a necessidade de garantir que os recursos públicos cheguem ao seu destino adequado. Para Fedotov, a Convenção da ONU é uma sólida plataforma para tornar o setor privado um parceiro-chave na luta contra a corrupção.

Adotada em 2003, a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção é o único instrumento universal de combate à corrupção. O tratado, que atualmente inclui 177 Estados Partes, contempla cinco áreas principais: prevenção; criminalização e fortalecimento das medidas previstas na lei; cooperação internacional; recuperação de recursos; além de assistência técnica e troca de informações. Mais detalhes sobre o evento, clique aqui.


Fonte: ONU

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes