domingo, 15 de novembro de 2015

Estados promovem debates preparatórios para 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa


Os estados brasileiros se preparam para a realização da 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá em abril do próximo ano. Esta semana, três estados estão realizando as conferências estaduais: Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas. Na semana passada, a Bahia fez o seu evento.

Com o tema “Protagonismo e Empoderamento das Pessoas Idosas por um Brasil de Todas as Idades”, a 4ª Conferência Nacional debaterá a gestão, financiamento e participação na construção da política nacional relacionada à pessoa idosa. Nas etapas estaduais, são abordados os mesmos eixos temáticos da Conferência Nacional.

Além disso, os estados devem eleger os representantes para o evento nacional. A quantidade de indicados de cada unidade da federação varia de acordo com o tamanho da população idosa nos estados, sendo que 60 % deles devem ser maiores de 60 anos.

O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Paulo Maldos, destaca a importância dessa articulação dos estados para a conferência nacional. “O importante das mobilizações estaduais é que elas configuram um acúmulo com a cor local e com as características especificas daquela região, sua cultura e experiências históricas”, disse.

Segundo o secretário, a Conferência Nacional servirá como um laboratório de aprendizado para novos avanços nas políticas voltados às pessoas idosas. “Cada estado vai trazer suas características, seu acumulo e as suas políticas públicas para a Conferência Nacional. Será um laboratório de troca de experiências para um avanço conjunto a nível nacional partir das contribuições locais”, explicou.

Conferências conjuntas

As Conferências Nacionais têm sido espaços importantes de participação da sociedade brasileira na proposição, avaliação e monitoramento das políticas públicas. Tendo por base os princípios da transversalidade, interdependência e indivisibilidade dos Direitos Humanos, a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos propôs a realização das Conferências Nacionais de forma conjunta, possibilitando que o país conheça as diversas temáticas.

Dessa forma no próximo ano serão realizadas de forma conjunta as seguintes conferências: 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos; 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; da 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de LGBT e a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes