domingo, 4 de outubro de 2015

Ministério da Saúde e OPAS/OMS desenvolvem o projeto Zero Mortes Maternas por Hemorragia no Brasil


No âmbito do Projeto Regional “Zero Mortes Maternas por Hemorragia 2014-2015”, o Ministério da Saúde do Brasil realizou duas oficinas de treinamento em técnicas de prevenção e manejo de hemorragia pós-parto.

As técnicas ensinadas constituem intervenções exitosas de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento oportuno e adequado de hemorragias pós-parto com objetivo de reduzir mortes maternas por essas causas. Zero Mortes Maternas por Hemorragia 2014-2015 é um projeto interdepartamental da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) que tem como principal objetivo contribuir para a redução da morbidade e mortalidade maternal.

Dados mostram que a hemorragia pós-parto é uma das principais causas de morte materna no Brasil, por isso, faz-se necessário o fortalecimento das competências dos profissionais para melhorar a qualidade da atenção às mulheres em situação de hemorragia pós-parto.

Os 80 profissionais capacitados serão agentes facilitadores para a réplica das técnicas em outros lugares do país, alcançando maior cobertura de profissionais capacitados e com maior capacidade resolutiva. Participaram das oficinas profissionais de saúde de diferentes estados: Maranhão, Ceará, Pará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins.


Fonte: ONU

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes