domingo, 20 de setembro de 2015

Chefe da ONU estabelece sete ações para pôr fim a abusos sexuais de membros da força de paz


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta quinta-feira (17) ações específicas para pôr fim à exploração e abuso sexual de membros de forças de paz ONU e solicitou apoio “urgente” dos países que enviam tropas e policias para estas operações para colocá-las em prática.

Mais de uma dúzia de alegações recentes envolvendo membros da força de paz da ONU na República Centro-Africana estão agora sob investigação. Destacando que não pode agir sozinho, o chefe da ONU descreveu sete ações específicas em que espera a colaboração dos Estados-membros. Entre elas, a prevenção desses desvios de conduta através de uma melhor preparação em direitos humanos e a conscientização sobre a política de tolerância zero para esta prática antes da chegada dos militares e policiais à missão. Qualquer um que tenha seu nome vinculado à exploração sexual ou abuso será automaticamente vetado de participar de missões.

Ban também estipulou o prazo de seis meses para a conclusão das investigações de alegações e prevê aumento de campanhas de sensibilização entre as comunidades dos países receptores e assistência às vítimas.

O secretário-geral verificará com os Estados-membros a possibilidade de coletar mostras de DNA de todo o pessoal uniformizado para agilizar as investigações em caso de novas acusações. Por fim, o chefe da ONU frisou a importância de incluir o nome dos países que enviaram os integrantes da força de paz, cujas acusações tenham evidências claras, em seus futuros relatórios para a Assembleia Geral.

“Farei isso em adição as atualizações sobre as alegações, que já forneço. Minha decisão de nomear países específicos não é desenhada para criar constrangimento público, mas para demonstrar a transparência e promover responsabilização. Não será vergonha alguma para um Estado-membro que tome uma ação decisiva contra supostos perpetradores de exploração sexual e abuso.”


Fonte: The São Paulo Times

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes