domingo, 2 de agosto de 2015

HU inicia projeto para atender mulheres na menopausa


O Hospital Universitário de Londrina atenderá mulheres na menopausa por meio do projeto de Fisioterapia "Atendimento à Saúde da Mulher". Desenvolvido pelas professoras e fisioterapeutas Roberta Mattos e Janaína Mayer, o projeto abordará questões relacionadas à sexualidade e ao corpo da mulher na faixa etária de 40 a 65 anos.

"Esta é a fase em que ocorrem na mulher muitas mudanças no corpo e na própria vida sexual, decorrentes de alterações hormonais. Também podemos citar a Síndrome do Ninho Vazio, quando os filhos já saíram do lar e as mulheres se sentem sozinhas", expõe Roberta.

De acordo com ela, o projeto tem o objetivo de esclarecer questões ligadas à sexualidade da mulher. "O intuito do trabalho ambulatorial é falar sobre o próprio corpo feminino, proporcionar o autoconhecimento. Queremos fazer com que as mulheres aprendam a se gostar, a se conhecer e se respeitar mais. É um lugar para expressar seus sentimentos", ressalta.

Procura

O atendimento ambulatorial da Saúde da Mulher começou em 24 de julho, com o treinamento dos estagiários em Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do 4º ano, e com a elaboração das fichas e avaliações físicas das pacientes. "Ficamos surpresos por conta da procura. Mais de 40 mulheres entraram em contato conosco. Nesta semana estamos agendando a vinda destas pacientes para fazermos as avaliações físicas e suas necessidades para, depois, colocá-las nos grupos de atendimento", conta Roberta.

As avaliações das interessadas devem começar em 7 de agosto e os atendimentos serão individuais, às sextas-feiras, das 8h às 10h. Roberta explica que a grande característica deste ambulatório é que será avaliada a necessidade peculiar de cada paciente, mas o atendimento será em grupo, destacando o motivo em comum que trouxe as mulheres até o ambulatório, com a adaptação dos exercícios para cada paciente.

De acordo com ela, inicialmente está previsto um período de seis meses de atendimento para cada grupo, justamente para dar conta da grande rotatividade de pacientes que necessitam deste atendimento.

As ações terão sempre um caráter humanizado e buscam a percepção corporal, como fortalecimento específico, alongamento e exercícios com foco no assoalho pélvico, que minimizam as alterações hormonais decorrentes do período de menopausa.

Outras áreas

O Ambulatório de Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia do HU atende, semanalmente, grupos em diversas áreas. Às segundas-feiras são recebidas pacientes que foram mastectomizadas. Às terças-feiras, gestantes, e às quartas-feiras pacientes com incontinência. As quintas-feiras são reservadas para atendimento ao público masculino e as sextas-feiras serão destinadas à saúde da mulher para questões referentes à menopausa e suas derivações. As mulheres interessadas podem obter mais informações pelos telefones (43) 3371-2388 e (43) 33712684.


Fonte: Portal Bondenews

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes