terça-feira, 11 de agosto de 2015

Governo do Afeganistão irá criar uma universidade para mulheres


O presidente do Afeganistão, Ashraf Gani, anunciou nesta quinta-feira a criação de uma universidade especial para mulheres e assegurou que trabalhará para garantir os direitos da mulher.

"A primeira universidade para mulheres será estabelecida em Cabul com a assistência da Turquia", disse Gani, em discurso emitido pela televisão nas vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo.

Um porta-voz do Ministério da Educação, Akhtar Mohammed, indicou que o projeto está em etapa inicial e não deu uma data para sua abertura. "Alcançamos um acordo acerca do plano, mas ainda não começaram os trabalhos práticos do projeto", afirmou Mohammed.

De acordo com o porta-voz, cerca de 300 mil jovens estudam em universidades no país asiático e apenas 25% deles são mulheres.

"A participação das mulheres é alta nas grandes cidades como Cabul e Herat, mas no sul e no leste a porcentagem baixa. Em algumas faculdades não há mulheres", explicou Mohammed.

A falta de educação feminina não ocorre somente nas universidades já que só 20% das mulheres afegãs sabem ler e escrever.

Além do anúncio da criação da universidade, o presidente afegão assegurou que seu governo trabalha para incluir mulheres no gabinete e outros postos institucionais de responsabilidade.

"Prometo salvaguardar e proteger as conquistas alcançadas durante o governo do ex-presidente Hamid Karzai e trazer uma mudança positiva e sustentável à vida das mulheres afegãs", afirmou Gani. "Nossa mensagem é clara, as mulheres devem ocupar postos como ministras, governadoras provinciais e embaixatrizes", assegurou.

Gani recebeu críticas em fevereiro ao não incluir a nenhuma mulher entre os oito ministros que nomeou para seu gabinete, uma decisão que provocou manifestações em Cabul que exigiam pelo menos a presença de quatro fêmeas no governo, que contará com um total de 25 pastas.


Fonte: Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes