terça-feira, 11 de agosto de 2015

Em 70% dos países, meninas vão melhor nos estudos do que os meninos


Apesar da falta de igualdade em certos campos da matemática e da engenharia, uma nova pesquisa publicada pelo periódico Intelligence mostra que, em geral, as meninas têm notas melhores do que os garotos nas escolas - e isso é uma tendência mundial. Em 70% dos lugares pesquisados, as alunas estavam na frente.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram as notas de 1,5 milhão de alunos de 15 anos em vários países do mundo. E eles descobriram que mesmo em locais onde mulheres têm bem menos liberdade do que os homens, elas superam os garotos em leitura, matemática e ciência - independente de status político, econômico ou social.

São apenas três as regiões em que os garotos superam as meninas: Colômbia, Costa Rica e o estado indiano de Himachal Pradesh. E no Reino Unido e nos Estados Unidos as notas de garotos e garotas foram mais próximas - mesmo assim, elas ainda estavam na frente.

O que os cientistas concluem? Como a relação entre igualdade de gênero em cursos universitários e no mercado de trabalho não reflete as notas escolares, a sociedade externa à escola exerce uma força nas decisões e destinos dos adolescentes. Ao mesmo tempo, o fato de os garotos estarem ficando para trás na sala de aula, em vez de existir um equilíbrio, também indicam que há algo de errado na forma com que os garotos estão recebendo sua educação.


Fonte: Science of Us / Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes