domingo, 26 de julho de 2015

MA está entre os dez estados com mais casos de abuso sexual infantil

O Maranhão está entre os dez estados brasileiros que mais recebe denúncias relacionadas à exploração sexual infantil, tendo sido registrado, apenas nos três primeiros meses do ano, foram 40 ligações, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos.

O levantamento serve de alerta a população que precisa estar mais participativa no combate aos abusos e exploração sexual infanto-juvenil. Só no ano passado, 5.400 denúncias foram registradas pelo órgão estadual em território maranhense.

Um encontro realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro de São Luís, debateu estratégias em defesa da criança e alertou que a forma mais conhecida dessa prática é aquela em que crianças ou adolescentes são utilizadas para fins comerciais.

O coordenador geral de proteção à infância do Ministério do Turismo, falou das medidas adotadas pelo governo federal pra alertar e prevenir situações de exploração sexual na infância. “A criança vitimada não fala, então se o adulto não falar por ela ou se outra pessoa mais próxima não a fizer, nós não vamos saber e vai ficar difícil fazer toda essa contextualização”, afirmou.

Uma das estratégias no combate ao crime, segundo Delma Andrade, secretaria de turismo é a informação. “É necessário que o estado sempre faça a campanha para que tenhamos cada vez mais denúncias e assim inibir, proibir, punir aqueles indivíduos que tentem explorar nossas crianças e adolescentes sexualmente”, destacou.

Denúncias de exploração sexual infantil podem ser feitas ao Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos no disque 100.


Fonte: Portal G1

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes