quinta-feira, 11 de junho de 2015

Simpósio internacional debate relação entre religião e migração

O Centro de Estudos Migratórios/Missão Paz juntamente com o Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e com o Scalabrini International Migration Institute de Roma organizaram o 1° Simpósio Internacional sobre Religião e Migração, entre os dias 08 e 10 de junho de 2015, na capital paulista. O tema principal foi "Mobilidade humana e identidades religiosas”.

Na programação, houveram três conferências, três mesas, sessões de comunicações, relatos de experiências e momentos culturais.

Duas atividades foram coordenadas por palestrantes internacionais, os professores Fabio Baggio e Gioachino Campesi, ambos do Scalabrini International Migration Institute e da Pontificia Università Urbaniana de Roma.

O evento teve início na noite desta segunda-feira, 08, com um momento cultural seguido da primeira conferência sobre "As religiões dos imigrantes: um panorama”, com o professor Fabio Baggio. As outras conferências trataram da "Imigração no Brasil: os números e os desafios sociais e éticos” e "Religião e imigração: estado da questão”.

O Centro de Estudos Migratórios (CEM) surgiu em 1969 e integra a Federação dos Centros de Estudos Migratórios Scalabrinos, que congrega os demais Centros de Estudos da Congregação, presentes em várias cidades do mundo (São Paulo, Nova York [Estados Unidos], Paris [França], Roma [Itália], Basileia [Suíça], Buenos Aires [Argentina], Manila [Filipinas], Cidade do Cabo [África do Sul]). Conta também com uma biblioteca especializada em migrações e, desde 1988, publica a Travessia - Revista do Migrante. Já a Missão Paz, obra dos scalabrinianos, tem larga vivência junto aos migrantes, imigrantes e refugiados.

Transmissão

A Rádio Migrantes em português e a Rádio Migrantes em espanhol transmitirão o evento. A abertura ocorreu nesta segunda, às 19h, com momento cultural, pelo Grupo de dança Alma Guarani (Paraguai). Às 19h30 ocorrerá a conferência " com Fabio Baggio, da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma.

Na terça-feira, 09, às 9h, o momento cultural foi com Celina de Castro (El Salvador). Em seguida, a conferência tratou sobre "Imigração no Brasil: os números e os desafios sociais e éticos", com o padre Paolo Parise, do Centro de Estudos Migratórios, da Missão Paz dos Scalabrinianos.

Às 10h30, foram realizados grupos de debates com os temas: "Os haitianos no Brasil: as tramas da sobrevivência, os sujeitos e os significados”; "O processo imigratório haitiano no Brasil: panorama numérico, percursos e destinos”, com Wellington da Silva de Barros e Welder L. Marchini, da PUC-SP; "Relatos de histórias de vida, com Renan S. Carletti, da PUC-SP; "Pentecostalismo haitiano no Brasil”, com Edin Abumanssur, da PUC-SP.

Às 13h45, houve lançamentos de livros, e às 14h, debates com os temas Religiosidade popular, identidade e migração, com Gioachinno Campese, da PUU de Roma; "Religião e identidade do povo armênio em São Paulo”, com Sônia M. de Freitas, do Museu da Imigração; e "Sincretismo e resistências”, com Afonso M. L. Soares, da PUC-SP.

No dia 10, o momento cultural foi realizado pelo grupo Upic, do Nordeste do Brasil. A conferência do dia tratou sobre "Religião e imigração: estado da questão”, com Frank Usarski da PUC-SP. Em seguida, houve o relato de experiências pastorais com emigrantes e imigrantes, cujos temas são: "Os emigrantes brasileiros na região da Nova Inglaterra”; "Os emigrantes mexicanos em San Diego e Phoenix”; e "A Igreja católica no Brasil e a problemática da migração”, com o padre Mário Geremia, do Serviço de Pastoral do Migrante.

À tarde, os temas tratados nos grupos de debate foram: "Os nômades de Deus: diálogos inter-religiosos a partir da sobrevivência humana”; "Migração e religiosidade”; "Religião e identidade”; "Migração e questão sociopolítica”; "Migração e literatura”; "Migração e refugiados”; "Migração e pastoral”; e "Migração haitiana”.


Fonte: Adital

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes