segunda-feira, 22 de junho de 2015

Campanha mundial centra ações na defesa de crianças refugiadas


Uma mochila gigante viajará por diversos países das Américas, incluindo o Brasil, coletando brinquedos e mensagens de apoio às crianças refugiadas, deslocadas internas e apátridas. Seu destino final é a Jordânia, onde os presentes serão entregues para crianças refugiadas do conflito na Síria. Este é o mote da campanha "A volta ao Mundo em uma mochila", lançada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), com vistas ao Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho.

Dos quase 60 milhões de pessoas deslocadas em todo o mundo, 52% são jovens e crianças com menos de 18 anos de idade. A campanha pretende sensibilizar o público sobre o impacto do deslocamento causado por conflitos e violações de direitos humanos na vida de milhões de meninas e meninos.

Outro objetivo da campanha, segundo o Acnur, é promover a solidariedade e romper as barreiras entre as crianças. O itinerário da mochila começa em Bogotá [Colômbia], neste sábado, 20, seguindo depois para a Venezuela, Panamá, México, Honduras, Costa Rica, Brasil, Argentina e Estados Unidos. O percurso será concluído na Jordânia, em outubro próximo.

A #mochilaviajante tem estampa inspirada no artesanato tradicional da Colômbia – país com uma das mais prolongadas crises que geram deslocamento forçado – e cruzará as fronteiras de barco, carro e avião, recolhendo depoimentos de sonhos e esperança. A campanha pode ser apoiada nas redes sociais por meio da hashtag #mochilaviajante

Vídeo

O Acnur também lançou esta semana filmes em que celebridades mostram o lado humano do drama do refúgio. A campanha deste ano pretende aproximar o público do tema, mostrando os refugiados como pessoas comuns vivendo sob circunstâncias extraordinárias.

Os filmes têm a participação do embaixador da Boa Vontade do Acnur e escritor, Khaled Hosseini, da fotógrafa e modelo Helena Christensen, do cantor e compositor Maher Zain, e do ator Jung Woo-Sun. Os vídeos, gravados durante as recentes viagens feitas por estas celebridades em campos de refugiados e outros lugares onde vivem refugiados, apresentam um refugiado e sua história. Os filmes e outras histórias de refugiados estão no site da campanha www.diadorefugiado.org (e também na versão em inglês (www.refugeeday.org).

Assista ao vídeo com a modelo Helene Christensen:


Dia dos Refugiados no Brasil

No momento em que o Brasil registra um número recorde de estrangeiros que chegam ao país fugindo de guerras e perseguições, o Acnur e seus parceiros organizam nesta semana grandes eventos para marcar o Dia Mundial do Refugiado.

Na sexta-feira, 19, no Rio de Janeiro, a partir das 16h30, dezenas de refugiados participarão no Espaço Cultural do Trem do Corcovado, que fica na Rua Cosme Velho, 513 (Bairro Cosme Velho, em frente à Igreja São Judas Tadeu), de uma cerimônia simbólica com a presença do coro infantil Coração Jolie – formado por crianças refugiadas que vivem no Brasil. Ao final da cerimônia, o Cristo Redentor será iluminado com a cor azul característica das Nações Unidas e do Acnur.

No dia seguinte, 20, em São Paulo, acontece o lançamento da 2ª Copa dos Refugiados, em uma cerimônia no Sesc Interlagos com mais de 100 refugiados de diferentes países. Serão sorteados os grupos que disputarão a Copa (em agosto de 2015) e acontecerá uma partida amistosa entre Nigéria e Camarões (as equipes campeã e vice-campeã do torneio disputado em 2014) – além da apresentação, ao vivo, da música do videoclipe "Refugees in Brazil" (ou "Refugiados no Brasil"), elaborado e produzido por refugiados que vivem em São Paulo.


Fonte: Adital

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes