segunda-feira, 20 de abril de 2015

Diversidade de gênero ainda é tratada com preconceito nas empresas

Um estudo realizado em 14 estados brasileiros aponta que 40% dos profissionais assumidos LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais) já sofreram algum tipo de discriminação no trabalho. A pesquisa, chamada Demitindo Preconceitos, incentiva esses profissionais a criarem coragem de “sair do armário”.

A pesquisa, coordenada pela consultoria de engajamento paulista Santo Caos, analisa a aceitação dos funcionários LGBTs nas instituições, com base nos depoimentos de 230 profissionais, de 18 a 50 anos. Os entrevistados trabalham nas áreas de administração, comunicação, cinema, design, direito, educação, engenharia, finanças, marketing e tecnologia da informação.

No Brasil, aproximadamente 18 milhões de pessoas se encaixam nesse perfil. Mesmo assim, a diversidade sexual e de gênero ainda é tratada com preconceito na sociedade, e isso se reflete no mercado de trabalho. Para Jean Soldatelli, sócio-diretor da consultoria, a empresa é um recorte da sociedade. “Se a sociedade é homofóbica, a empresa é homofóbica”, explica.

O geógrafo Giovanni Zappile, de 27 anos, teve um colega de trabalho que, por se recusar a trabalhar com ele indiretamente, foi demitido. Para ele, a postura das empresas precisam ser contra a homofobia. “Acho que toda empresa tem que sair do armário. A mentalidade precisa ser reciclada”, considera.

O estudo também aponta que 61% dos trabalhadores LGBTs demonstram alta ou média influência ao escolher uma vaga em determinada companhia, com medo da empresa não aceitá-los. Enquanto isso, os gestores de Recursos Humanos também sentem resistência nos departamentos e empresas na hora de apresentar candidatos LGBT.

Para Soldatelli, as empresas não estão preparadas para a diversidade. Ele destaca que o empregador não precisa incentivar a homossexualidade, mas deve ter uma posição neutra. “As empresas têm que sair do armário de forma natural”, afirma.


Fonte: Correio Braziliense

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes