segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Ministra participa da instalação da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SRI/PR), Ideli Salvatti, participou nesta sexta-feira (6) da criação da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da Ordem dos Advogados do Brasil, onde destacou a importância da iniciativa para a reparação das injustiças cometidas contra os negros, que nos dias de hoje compõem mais da metade da população brasileira.

“Mais de três séculos de escravidão não é algo que se elimine de forma automática. Infelizmente, apesar de termos superado boa parte das desigualdades sociais e regionais, ainda há um corte de raça muito nítido nas violações de direitos humanos no Brasil”, afirmou a ministra.

A ministra Ideli Salvatti ressaltou que nos últimos doze anos o governo tem trabalhado para combater as desigualdades, como as políticas de ações afirmativas. "Nesse sentido, parabenizo a instalação desta comissão por parte da OAB, que se constitui em importante avanço para a promoção da justiça e da igualdade".

Durante a solenidade de instalação da comissão foram realizadas apresentações dos grupos Olodum Mirim, Tambores do Paranoá e Martinha do Coco.

A Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil terá como funções o resgate histórico desse período, a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra. De acordo com o presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, a comissão dará um passo importante para o enfrentamento do racismo no país. “Somos um só Brasil. Queremos uma nação de iguais. O fim do racismo e do preconceito, não admitindo a intolerância e a discriminação, são fundamentais para a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna”, afirmou Marcus Vinícius.


Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes