segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Campanha contra exploração sexual é intensificada no período de carnaval

A Campanha "Não desvie o olhar", contra a exploração de trabalho e abuso sexual infantil e juvenil, será intensificada no período de carnaval, em Porto Velho. A Secretaria Municipal de Assitência Social (Semas) realiza em todas as noites de festa uma mobilização, com divulgação dos riscos à criança e adolescente. Em 2014, foram registrados 276 casos de abusos.

Para alertar a população e chamar a atenção para os altos índices de violação dos direitos da criança e do adolescente, a secretaria reforçou o trabalho de conscientização e decidiu atuar em todas as noites de carnaval. A campanha iniciou no último domingo (25), com entrega de panfletos no Espaço Alternativo, e continuará nos desfiles dos blocos de rua no município.

Em 2014 foram registrados 276 casos de violência e abuso sexual às crianças, muitos ocorridos no último carnaval e denunciados meses depois. Tendo em vista a importância de orientar os cidadãos, o foco em 2015 é para a necessidade de uma denúncia urgente e proteção.

No próximo domingo (1°), acontece um apitaço no Espaço Alternativo com servidores que usarão o barulho como forma de chamar a atenção da população, além de orientar sobre as denúncias para os abusos de trabalho e sexual à criança e ao adolescente.

Na quarta-feira (4), panfletos informativos serão entregues em um posto na BR-364. “Queremos atingir o público de caminhoneiros, que saem nas estradas e podem expandir as informações”, disse Socorro Leite, do setor de alta complexidade da Semas. Segundo Socorro, a Zona Leste da cidade deve receber ações de conscientização por ser a região com o maior índice de ocorrências de violência, ou abuso sexual à criança.

Outras ações devem acontecer também no aeroporto e nos distritos de Porto Velho. Alguns barcos desceram no último final de semana para o Médio Madeira, para divulgar a campanha e orientar as comunidades. “As atividades ocorrem durante todo o ano, mas é intensificada nos períodos festivos, que são mais vulneráveis”, explicou Socorro.

Para o carnaval, em todas as noites de folia, serão entregues folhetos, preservativos e abanadores. Os locais serão fiscalizados até o dia 21 de fevereiro, que é o último dia do calendário de festas.

Confira a programação:

Sábado (31): Entrega de material informativo nos blocos da Zona Sul - 21h
Domingo (1): Caminhada do apitaço – Espaço Alternativo - 18h
Quarta-feira (4): Entrega de material informativo no Auto Posto Carga Pesada - 16h
Domingo (8): Entrega de preservativos e oferta de serviços socioassistenciais na Praça São José (do Mocambo) - 8h
Quinta-feira (12): ´ em Jacy Paraná - 21h
Sexta-feira (13): Entrega de material informativo na Rodoviária e no Aeroporto - 17h
Sábado (14): Entrega de preservativos, abanadores e folhetos no Bloco do Galo da Meia Noite - 15h
Entrega de material informativo na saída da Banda do Vai Quem Quer - 15h
Domingo (15): Entrega de material informativo no bloco Furacão Kids, na Zona Sul, 21h.


Fonte: G1 Rondônia

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes