segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Luta contra tráfico de imigrantes é "prioridade" da UE em 2015

A luta contra as redes que levam massivamente imigrantes em situação ilegal na União Europeia será uma das "prioridades" da UE em 2015, disse nesta sexta-feira um porta-voz da União Europeia, enquanto os dramas de naufrágios de imigrantes se multiplicam na Itália.

"A Comissão acompanha de perto a situação do navio de carga 'Ezadeen' na costa italiana", afirmou o porta-voz. "O executivo europeu se solidariza com os esforços das autoridades italianas, com o apoio da operação Triton (coordenada pela Frontex, a agência para a vigilância das fronteiras comunitárias)", para resgatar o barco.

As autoridades militares italianas anunciaram que assumiram o controle da "Ezadeen", embarcação abandonada pela tripulação com 450 imigrantes a bordo na costa da Calábria (sul). Na quarta-feira, a marinha italiana conseguiu levar ao porto o Blue Sky M, outro cargueiro que transportava cerca de 800 imigrantes, abandonado no meio do mar Adriático.

"O que aconteceu com o Blue Sky M e com o Ezadeen mostra que os traficantes estão encontrando novos meios para entrar no território da UE", reconheceu o porta-voz. "Para impedir este tipo de acontecimento e proteger a vida dos imigrantes, a luta contra o tráfico continuará sendo uma prioridade em 2015", completou.

A Itália enfrenta há vários anos um fluxo crescente de pessoas que chegam na Europa pelo Mediterrâneo arriscando a vida. Cerca de 170.000 pessoas foram resgatadas pelas autoridades italianas nos últimos 14 meses e se estima que centenas ou até milhares de pessoas tenham morrido na travessia.

Para responder ao fenômeno, o presidente da Comissão europeia, Jean-Claude Juncker, pediu um "reforço das capacidades operacionais do Frontex".


Fonte: Diário de Pernambuco

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes