segunda-feira, 5 de maio de 2014

DF é campeão em denúncias de violência contra mulheres

A população feminina do Distrito Federal é, pela terceira vez consecutiva, a que mais utiliza a Central de Atendimento à Mulher, o Disque 180, em todo o país, segundo dados divulgados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Pará e Amapá seguem na segunda e terceira posição, respectivamente.

No DF, em números absolutos, houve 15.665 atendimentos registrados. No Brasil, o canal atingiu 532.711 registros no ano passado, o que totaliza quase 3,6 milhões de ligações desde que o serviço foi criado em 2005. A violência física representa 54% dos casos relatados, e a psicológica, 30%.

Para Valesca Leão, secretária Secretaria da Mulher, o aumento no número de atendimentos registrados mostra que as mulheres estão quebrando paradigmas e criando coragem para denunciar seus agressores.

— As brasilienses estão cada vez mais informadas sobre os seus direitos e sobre os serviços de proteção que o governo oferece às mulheres, principalmente. É uma prova de que está havendo uma desnaturalização em relação à violência doméstica e familiar.

Ela lembra que a secretaria mantém equipamentos como a Casa Abrigo, que oferece acolhimento às mulheres e seus filhos; três Centros Especializados da Mulher, que dão encaminhamento ao mercado de trabalho e cursos de qualificação; e dez Núcleos de Atendimento às Famílias e aos Autores de Violência Doméstica, que visam à reeducação e responsabilização pelas violências praticadas, o que favorece a construção de alternativas para a resolução de problemas familiares.


Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes