quinta-feira, 21 de março de 2013

Projeto contra a pedofilia no DF é reiniciado

O projeto Brasília sem Pedofilia, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), retoma as atividades neste ano com o primeiro ciclo de palestra, para os alunos do Colégio CENEB. Serão três explanações na instituição para abranger várias faixas etárias. Cada uma contará com 300 alunos, totalizando 900 expectadores.

As palestras são ministradas pelo próprio subsecretário de Direitos Humanos, Todi Moreno. O conteúdo é de informações sobre a prática desse crime, que vão desde como ele é cometido comumente, até as formas de prevenção. Por 40 minutos, o subsecretário coloca para estudantes, pais e educadores todas as informações de como evitar o crime, como reconhecer um pedófilo e o que fazer caso tenha sido vítima ou saiba de uma situação de abuso sexual.

“Quando abrimos para o debate, para as perguntas, é que temos noção do quanto esse crime está mais perto das pessoas do que imaginamos, porque é o momento em que ouvimos muitos relatos”, diz Todi Moreno. Segundo ele, as dúvidas mais comuns são com relação aos sintomas de uma criança que tenha sido vítima de pedofilia, o que deve ser feito com a pessoa que sabe de uma situação de abuso e não denuncia e se uma garota menor de 14 anos pode namorar rapazes maiores de idade – mantendo relações sexuais –, mesmo com consentimento do responsável.

Segundo Todi Moreno, o combate a pedofilia começa na prevenção. “A população precisa estar bem informada sobre o tema para ajudar no combate. A palestra aborda sintomas de crianças e adolescentes que foram vítimas do crime, como ajudar, onde denunciar. Principalmente os pais precisam estar orientados e atentos aos filhos. Geralmente o pedófilo é uma pessoa muito próxima à família, pode ser um tio, um vizinho”, alerta Todi.

Sejus contra a pedofilia

O projeto da Sejus encerrou o ano de 2012 com 100 palestras ministradas para mais de 35 mil pessoas, entre pais, crianças e educadores.

Serviço:

Evento: Palestra contra pedofilia
Onde: Colégio Ceneb (QNM 03 conjunto B, lotes 25/33, Ceilândia Sul)
Data: 21/03/2013
Horário: 8h, 10h e 14h


Fonte: Clica Brasília

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes