sábado, 14 de julho de 2012

Trajetória Social da Criança e do(a) Adolescente em Situação de Exploração Sexual na Rodoviária e no Setor Comercial Sul de Brasília

Este estudo apresenta os resultados da pesquisa “A Trajetória Social da Criança e do(a) Adolescente em Situação de Exploração Sexual na Rodoviária e no Setor Comercial Sul de Brasília”, realizada no período de 2008 a 2009 pelo Grupo de Pesquisa VIOLES/SER/UnB, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A perspectiva teórica e metodológica deste estudo teve como fundamento os pressupostos da pesquisa-ação. A partir daí, construiu-se o método de pesquisa-ação-intervenção social (PAIS) baseado em abordagens qualitativas, articuladas entre si, em que o princípio da centralidade do sujeito social (o grupo de adolescentes e de pesquisadores) fundamentou a construção de modelos participativos de investigação e o fortalecimento de um cognitivo de justiça social. A pesquisa possibilitou a construção de indicadores de violações de direitos e de enfrentamento destas no contexto da exploração sexual.

Nesta direção apresenta, por um lado, análise situacional da trajetória social de adolescentes e jovens em situação de exploração sexual nas ruas de Brasília e, em decorrência, disponibiliza uma experiência inovadora de metodologia de pesquisa-ação-intervenção social que aposta na urgência de provocar um “giro paradigmático” nas metodologias de enfrentamento à exploração sexual, desconstruindo práticas institucionais balizadas pelo pragmatismo.

Esta publicação foi lançada durante a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes