quinta-feira, 19 de abril de 2012

5º Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão

 5º Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão

Histórico

O Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão-CONADI teve sua primeira edição realizada em 2008. O evento acontece anualmente, sendo que, em 2012 será realizada a sua 5ª edição. O CONADI discute diversos temas relacionados à Acessibilidade, Diversidade Étnico-Racial, Cultural e Regional, Educação Inclusiva, Esporte e Lazer, Legislação, Práticas Inclusivas nas Ações de Saúde, Tecnologia Assistiva / Ajudas Técnicas e Trabalho e Emprego. Além disso, foram publicados da ordem de 400 trabalhos nestes mesmos temas, com a participação de profissionais e instituições de todo o país, tais como: IDEPA. IMES FAFICA, INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT, Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores, INSTITUTO MATOGROSSENSE DE PÓS GRADUAÇÃO, LACE - Núcleo de Ações para a Cidadania na Diversidade, Lar Escola São Francisco, entre outros.

Total de Inscritos: 1150
Total de Instituições Participantes: 130




Justificativa

No final do século XVIII, a proteção aos direitos do homem estava restrita apenas a legislações internas de poucos países, como a inglesa de 1684, a americana de 1778 e a francesa de 1789. As questões humanitárias somente integravam a agenda internacional em casos de guerra, mas eram rapidamente soterradas pelos entendimentos da época sobre a soberania dos estados. Assim, temas como o respeito às minorias dentro dos territórios nacionais e direitos de expressão política não eram abordados a fim de não ferir o até então incontestável e absoluto princípio de soberania.

A partir do surgimento da Organização das Nações Unidas-ONU, em 1945, e da conseqüente aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, indiscutivelmente um divisor de águas na área do direito internacional, surge no âmbito da ONU, um sistema global de proteção dos direitos humanos, tanto de caráter geral (Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos), como de caráter específico (Convenções internacionais de combate à tortura, à discriminação racial, à discriminação contra as mulheres, à violação dos direitos das crianças etc.). O ser humano, de maneira inédita, é alçado a um dos pilares até então reservados aos Estados, na categoria de sujeito de direito internacional. Paradoxalmente, o Direito Internacional feito pelos Estados e para os Estados começou a tratar da proteção internacional dos direitos humanos contra o próprio Estado, único responsável reconhecido juridicamente, querendo significar esse novo elemento uma mudança qualitativa para a comunidade internacional, uma vez que o “direito das gentes” não mais se cingiria aos interesses nacionais particulares. Neste cenário, o cidadão, antes vinculado à sua Nação, passa a tornar-se gradativamente, verdadeiro "cidadão do mundo". A partir daí, inicia-se um longo processo pela consolidação dos Direitos Humanos, gerando inúmeros tratados internacionais destinados a proteger os direitos fundamentais dos indivíduos até chegarmos aos dias de hoje.

O CONADI visa discutir e contribuir para o avanço da construção de uma sociedade plural e mais justa, buscando discutir e aprofundar os conhecimentos na área. Sua quinta edição está pautada no tema “Direito e Cidadania” com a participação de profissionais altamente qualificados de várias partes do país que compartilharão suas experiências teórico-experimentais com todos os demais participantes.

São parceiros neste evento as seguintes instituições: SORRI Brasil, PRÓVISÃO, SORRI São José dos Campos, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Universidade Camilo Castelo Branco, Crefito, Associação Cidade da Ciência, Tecnologia e Informação - CITÉ, Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos, Instituto Revelação e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.


Objetivo

O Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão – CONADI tem como principal objetivo induzir discussões acerca da temática “Direito e Cidadania com vistas a fortalecer e consolidar os direitos do Cidadão(ã). O evento também se propõe a debater e encaminhar aos representantes dos poderes legitimamente constituídos, tanto na esfera municipal, estadual e federal propostas concretas no sentido de equacionar problemas vivenciados pelos diferentes profissionais que atuam na área. Estimula-se fortemente o envio e a apresentação de trabalhos científicos por parte dos congressistas em todos os itens relacionados no temário abaixo.


Mais informações

Comitê Organizador - CONADI
Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão
www.congressoconadi.com.br
Tel.: (12) 3905.4401


Fonte: CONADI

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes