domingo, 26 de fevereiro de 2012

Criada a associação contra exploração laboral e sexual de modelos

Sara Ziff foi recrutada para o mundo da moda por um fotografo quando, aos 14 anos, andava a passear num rua de Manhattan. Hoje, além de exercer a carreira de modelo, tem um curso superior tirado na Universidade de Columbia.

Apesar dela ter uma carreira profissional estável e uma formação superior, sabe que nem todas as suas colegas vivem em tão boa situação. Por isso, quer ajudar a melhorar as condições de trabalho das suas mais jovens colegas através da criação de uma associação, a Model Alliance. A instituição acaba de se apresentar na Semana de Moda de Novo Iorque com o objetivo de acabar com os abusos e proteger os direitos das modelos mais jovens.

Neste momento, a Model Alliance é apenas um projeto, mas visa alcançar 1500 profissionais da área da moda em todo o mundo. Entre os seus mentores encontram-se modelos, escritores e feministas que trabalham para o mesmo fim: proteger os direito laborais e o respeito pela integridade sexual de um grupo de pessoas que o público relaciona de imediato com ostentação e glamour.

"Conseguir ser pago pelo trabalho desempenhado pode ser um problemas para uma modelo", explica Sara Ziff no site da sua associação. Ziff explica: "Muitas das modelos que desfilam em Nova Iorque nunca chegam a ser pagas pelos seus serviços. Trabalham gratuitamente, recebendo em troca apenas algumas roupas com que desfilam. Muitas jovens acabam por andar iludidas porque as agências para as quais trabalham não cumprem os contratos inicialmente acordados e acabam por não defender os seus direitos."

Ziff quer que as agências de modelos se comprometam a respeitar, assinando uma carta de direitos, as melhores condições laborais das modelos que contratam. Da carta devem constar vários requisitos que no dia-a dia não são respeitados na profissão. As modelos devem, por exemplo, ser esclarecidas se o seu trabalho irá contemplar desfiles nus ou semi-nus ou a quem podem recorrer para denunciar abusos sexuais de um fotografo ou de um responsável pela agência.


Fonte: DN Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes