sexta-feira, 4 de novembro de 2011

XIII CBAS - Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais

XIII CBAS - CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS
31 de Julho a 05 de Agosto - Brasília - Brasil



O Grupo Violes da Universidade de Brasília - Unb, participará da CBAS, que é o maior evento do Serviço Social brasileiro, realizado a cada três anos, e reúne em torno de 3.000 profissionais e estudantes. É um evento de natureza político-científica, cujos debates subsidiam a construção da agenda das entidades nacionais da categoria – Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO - para o próximo triênio. Constitui, ainda, importante espaço de divulgação da produção científica e técnica da área do Serviço Social, através da apresentação de trabalhos e comunicações pelos profissionais e estudantes e do lançamento de livros.

A mais profunda crise do capital desde o início dos anos 70 do século XX é o cenário no qual se inscreve esse XIII CBAS, o que determina o movimento dos sujeitos históricos e produz impactos na economia, na política e na cultura, com implicações para os trabalhadores, dentre os quais os assistentes sociais. Trata-se de um momento de inflexão histórica, que atinge diretamente as condições do exercício profissional: pelo lado da demanda que aumenta exponencialmente; pelas condições de trabalho que se deterioram visivelmente com parcos investimentos e precarização da formação e do exercício profissionais; ou mesmo pela organização política e campo de alianças que devemos estabelecer para a resistência à barbarização da vida social.

O XIII CBAS coloca no centro da agenda o exercício profissional e os sujeitos políticos que hoje se inscrevem na sociedade brasileira, tendo em perspectiva a busca das mediações necessárias na articulação entre o projeto ético-político profissional e os projetos societários que preconizam a construção de uma nova ordem social, resistindo à dominação capitalista nas esferas econômica, social, política e cultural.

O evento será realizado entre 31 de julho a 05 de agosto no Eixo Monumental - SDC (Setor de Divul gação Cultural), entre a Torre de TV e o Memorial JK em Brasília/DF.

Dentre os trabalhos apresentados no congresso, coordenados pela Profa. Dra. Maria Lúcia Pinto Leal (coordenadora do Grupo Violes, RIMA e NEIJ), estão as Mulheres Brasileiras na Conexão Ibérica: um Estudo Comparado sobre Migração Irregular e Tráfico, que será apresentado no dia 02 de agosto na sala M6 das 8 às 12h e Trajetória Social dos(as) Adolescentes em Situação de Exploração Sexual na Rodoviária e Setor Comercial Sul, que ocorrerá no dia 03 de agosto na sala Multi Uso 2 no horário das 8 às 12h.

Fonte: XIII CBAS

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes