quinta-feira, 3 de novembro de 2011

II Congresso Mundial contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças

II CONGRESSO MUNDIAL CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL COMERCIAL DE CRIANÇAS
17 a 29 de Dezembro - Yokohama - Japão
 
 

Entre os dias 17 e 29 de dezembro de 2001, reuniu-se em Yokohama, Japão, o segundo Congresso Mundial contra a Exploração Sexual de Menores. Participaram delegações de 136 países, além de mais de 209 organizações mundiais, num total de 3 mil pessoas. Havia também uma numerosa participação de jovens de ambos os sexos, alguns dos quais com experiências doloridas do passado, provindos de países que ficaram famosos pelo turismo sexual, como Tailândia, Filipinas, Indonésia, Taiwan e outros. Os seus testemunhos e a dramatização de suas vidas apresentada diante da assembléia comoveu profundamente os congressistas.

O Congresso foi promovido pelas Nações Unidas, pelo Unicef e coordenado pela Ecpat, um organismo que surgiu em Bangcoc, Tailândia para contrapor-se ao turismo sexual na Ásia, e pelo governo japonês.

Após o primeiro congresso realizado no verão de 1996, na Suécia, a consciência mundial mudou para melhor. 

Cresceu no mundo inteiro a mobilização das pessoas e das autoridades nacionais e internacionais; muitos governos já introduziram normas contra a prostituição infantil e o tráfico de menores para exploração sexual. 

Foram agravadas as penalidades para os cidadãos que cometem esse tipo de crime e não adianta nem ir buscar refúgio no exterior, visto que as leis internacionais perseguirão os infratores além das fronteiras. Já estão sendo estudadas convenções internacionais para defender melhor a dignidade dos menores e das mulheres.


Fonte: P.I.M.E net

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes