quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Encontro Regional sobre Violência Sexual praticado contra Crianças e Adolescentes

ENCONTRO REGIONAL SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL PRATICADO CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
07 e 08 de Abril - Cáceres - Brasil

Terminou nesta quinta-feira (08), em Cáceres o Encontro Regional sobre Violência Sexual praticado contra Crianças e Adolescentes, iniciado na manhã de ontem.

Os organizadores foram a Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Ação Social, o Fórum Mato-grossense de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.O evento teve a participação do Poder Judiciário, Ministério Público e prefeituras e entidades não governamentais, conselhos, gestores, técnicos e usuários da assistência social de Cáceres e municípios da região.

O encontro foi realizado no Auditório do Hospital São Luiz e teve como tema, no primeiro dia de debates, o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Conceitos sobre Tráfico de Pessoas, Legislação e Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com os palestrantes Luiz Octávio Sabóia Ribeiro (juiz de direito da Comarca de Cáceres), e a assistente social Dulce Amorim, coordenadora estadual do Fórum de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

No segundo dia, o tema foi o Enfrentamento à Exploração Sexual Infanto-juvenil, Convivência Familiar e Comunitária e Revisão do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Falaram gestores municipais do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) e a promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos.

A secretária de Ação Social do município, Eliene Liberato Dias, afirmou que o evento é preparatório para o Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças. “Houve a discussão dos problemas, a apresentação de propostas e a eleição dos delegados de Cáceres e região que irão para o fórum estadual e depois para o nacional”. Segundo ela, a atuação de Cáceres no enfrentamento ao problema foi alvo de elogios. “Temos hoje o Plano Municipal de Combate elaborado, aprovado e assinado. O município tem uma excelente articulação com o Judiciário, Ministério Público e as polícias e o trabalho está sendo feito. É difícil erradicar o problema, mas lutamos para minimizá-lo. Hoje, são raros os casos de prostituição infanto-juvenil no município.” Sobre casos de abuso, Eliene explicou que como acontecem geralmente no seio familiar, muitas vezes de forma velada, o combate é mais difícil, mas o município está atuante com ações preventivas e sócio-educativas. A secretária anunciou que para o período do Festival Internacional de Pesca, a Prefeitura mais uma vez irá por em prática o Projeto Petrobrás. “Teremos um estande na praça, com material informativo, e haverá palestras sobre o tema. O projeto segue até 18 de maio, Dia Internacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.”

Fonte: Prefeitura de Cáceres

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes