quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Audiência pública discute pesquisa sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

TRAJETÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DO(A) ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL
28 de Abril - Brasília - Brasil


Por iniciativa da deputada Erika Kokay (PT), a Câmara Legislativa vai discutir, nesta quarta-feira (28), a situação de crianças, adolescentes e jovens que sofrem a exploração sexual no coração de Brasília – Rodoviária e Setor Comercial Sul (Conic). O debate ocorrerá durante audiência pública, marcada para as 10h, no Plenário da Casa.

O evento é um dos desdobramentos de outra audiência pública, ocorrida em novembro de 2008, também por iniciativa de Kokay, na qual foram discutidas denúncias, estudos e pesquisas realizadas no Distrito Federal sobre a exploração sexual de menores de idade. Após o evento, um grupo de especialistas do setor de pesquisa ligados à Universidade de Brasília decidiu ir a campo e conversar com meninas e meninos que sofriam com esta realidade.

Queriam saber de seu histórico familiar, do que os empurrou para as ruas, das violências e violações sofridas. O objetivo do debate é descortinar, com profundidade, esse fenômeno a fim de que sejam traçadas estratégias de prevenção e de formulação de políticas públicas e sociais eficazes ao combate desta triste realidade no DF.

A deputada Erika Kokay presidirá a audiência pública. O resultado do trabalho será apresentado pela professora da UnB e coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Leal. Foram convidados, ainda, a promotora de Justiça dos Direitos da Infância e da Juventude, Luísa de Marillac; a subsecretária especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Carmem de Oliveira; o secretário de Saúde, Joaquim Barros; o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, João Monteiro Neto; o conselheiro tutelar de Brasília, Rafael Madeira; a gerente de Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF, Valéria de Sousa Lima; a integrante do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo; e a coordenadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do DF, Perla Ribeiro.

Nos dias 17 e 18 de maio, às 19, no Auditório 2 do Museu da República está prevista a apresentação da Peça "Trajetória X", espetáculo elaborado a partir das experiências registradas na pesquisa.

Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes