quinta-feira, 3 de novembro de 2011

12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal

O 12º CONGRESSO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE PREVENÇÃO AO CRIME E JUSTIÇA CRIMINAL
12 a 19 de abril - Salvador - Brasil



O Brasil vai sediar pela primeira vez o maior encontro internacional sobre prevenção ao crime e justiça criminal, que deve reunir mais de 4 mil participantes de 140 países em Salvador, de 12 a 19 de abril. O 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal tem o objetivo de propor ações nacionais e internacionais para a prevenção e o enfrentamento ao crime e para a melhoria da segurança pública.

Segundo o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, Giancarlo Summa, durante o congresso, que é realizado a cada cinco anos, os participantes procuram identificar o aumento dos vários tipos de crime em âmbito mundial e propor ações que ajudem a reverter este quadro.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, Summa disse que as novas formas de criminalidade têm preocupado a comunidade internacional. "Devemos enfatizar a necessidade de uma abordagem sobre a reforma da justiça penal em cada país e identificar os crimes emergentes."

Summa destacou que crimes como o tráfico de drogas e o de pessoas têm apresentado um aumento crescente em alguns países e, apesar das peculiaridades nas formas em que se articulam, as características se assemelham. Já os crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro exigem um esforço maior na busca de soluções que tenham efetividade nacional e internacional.

Organizado pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça, o congresso vai abordar oito temas: infância, juventude e crime; terrorismo; prevenção da criminalidade; tráfico de migrantes e tráfico de pessoas; lavagem de dinheiro; crime cibernético; cooperação internacional no combate ao crime; e violência contra os migrantes e suas famílias.

No encerramento do evento, os participantes vão aprovar uma declaração contendo as recomendações firmadas durante as discussões. O documento será submetido à Comissão para Prevenção ao Crime e Justiça Criminal do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).
Mais Informações www.crimecongerss2010.com.br

Fonte: Correio Braziliense

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes